Fateless ( húngaro : Sorstalanság) é um filme dirigido por Lajos Koltai , lançado em 2005. Foi com base no semi-autobiográfico romance do mesmo título pelo vencedor do Nobel Imre Kertész , que escreveu o roteiro. É a história de um adolescente que é enviado para campos de concentração de Auschwitz , Buchenwald e Zeitz .
Sua música foi composta por Ennio Morricone e uma de suas canções foi cantada por Lisa Gerrard . O filme é uma das produções do filme mais caro já feito na Hungria (que custa cerca de EUA $ 12 milhões para fazer)
O filme começa assim na Hungria, onde começam os primeiros sinais que os judeus são considerados um povo a temer e um bando de negociantes sem escrúpulos. Assim, e de acordo com os alemães, é necessário juntá-los todos e assassinar aqueles que não servem para trabalhar para eles.
Obviamente que os judeus não fazem ideia disto, e a forma passiva como vão assistindo a estas transformações na sociedade, aliado aos milhares de boatos e rumores que vão surgindo, leva mesmo muitos a questionar qual o seu papel no mundo, enquanto judeus.
Mas “Fateless” aborda também outras questões, como o nacionalismo, e mais que uma viagem pelos campos de extermínio, é um guia de como sobreviver a eles, caso se tenham algumas capacidades específicas.
Um dos maiores exemplos disso é quando um homem diz a Gyura o fundamental para sobreviver. A forma física é sem dúvida essencial, tal como a higiene ao máximo, de maneira a evitar várias doenças, mas o ponto mais sublinhado é a necessidade de uma grande auto-estima.
E assim seguimos o jovem Gyura por Auschwitz e Buchenwald, sendo este um campo, como ele define, campónio e muito pequeno. Aqui assistimos em dezenas de sketchs dramáticos - sempre trabalhados exemplarmente pela montagem, a vida de Gyura e de quem o rodeia, havendo pormenores de realização verdadeiramente espantosos, e nunca caindo em sentimentalismos baratos.
Para isso muito contribuiu a banda-sonora de Ennio Morricone, a fotografia de Gyula Pados, um homem que já se tinha destacado em “Kontrol”, e o sentido estético de Lajos Koltai, um director de fotografia que se estreia aqui na realização.
Mas é no carácter ambíguo de algumas questões, que nunca têm uma resposta fácil, que o filme triunfa, sendo porém importante referir, que mesmo que quisesse, seria complicado a “Fateless” fugir ao tom derivativo que tem de obras como “The Pianist” e “Shindler´s List”.
Como tal, e por diversas vezes, temos aquela sensação que estamos a assistir a apenas mais um filme sobre o Holocausto…desta vez húngaro.
Elenco
Marcell Nagy, Béla Dóra, Bálint Pentek, Daniel Craig
Realizado por Lajos Koltai
Download:
Links:
Download Capa. Procure em: 3Gpcell Covers
Busca de legenda: Clike na foto abaixo
Aviso Importante: Neste post, todas as informações (inclusive de arquivos, imagens, links, etc) foram coletados pela net e são direitos autorais de seus respectivos proprietários. Por favor, se você julgar que os créditos são seus e não dei os devidos créditos para você. Deixe um comentário diretamente, se você gostaria que retire o que é legitimamente seu.
Vai baixar o Filme?
Não se esqueça de deixar o seu comentário.
Star Childrens Agradece.
0 Comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
* Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
* Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
Esteja ciente das Regras gerais sobre os comentários já postadas
OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.