Sinópse:
Doze membros de um júri lutam para decidir o destino de um adolescente que matou seu padrasto. Entre os jurados estão um médico suspeito, um produtor de TV, um coveiro, um taxista racista, um músico, um sobrevivente do holocausto e outros representantes que não são nenhum pouco convencionais da moderna sociedade Russa.
Diretor: Nikita Mikhalkov
Elenco:
Sergei Makovetsky, Sergei Garmash, Aleksei Petrenko, Yuri Stoyanov, Sergei Gazarov, Nikita Mikhalkov, Mikhail Yefremov, Valentin Gaft, Aleksei Gorbunov, Sergei Artsybashev
Roteiro: Nikita Mikhalkov, Vladimir Moiseyenko
Fotografia: Vladislav Opelyants
Trilha Sonora : Eduard Artemyev
Duração: 159 min
Ano: 2007
País: Rússia
Gênero: Drama
Cor: Cor
Estúdio: Studio Trite
"12" já está pré-nomeado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e na minha opinião não deverá ter problemas em conseguir a nomeação final, apesar de ainda não ter visto os restantes filmes candidatos à nomeação (para além deste ainda só vi mais um), dúvido que apresentem uma qualidade como esta. O filme é muito bom e se conseguir a nomeação, será um grande candidato à estatueta.
Como já referi, a obra é uma adaptação russa do filme “12 Homens e uma Sentença” isto poderia tirar-lhe um pouco de crédito, contudo "12" adaptasse muito bem à realidade russa, criando uma história nova e que na minha opinião supera o nível da original, esta versão europeia passa-se numa sociedade muito mais fechada e mais preconceituosa (ódio seria o sentimento mais acertado) o que dá um novo ânimo à historia.
Os mais atentos poderão achar estranho não existir uma personagem feminina no jurado do filme, pois bem, se conhecem o trabalho de Nikita Mikhalkov sabem o porque desta decisão, se não a razão é muito simples, Mikhalkov é um realizador muito mas muito tradicional, tal e qual como o seu país, na sua cabeça um filme forte é um filme carregado de testosterona, e uma personagem feminina iria tornar o filme menos agressivo e mais fraco e com base na história diria também menos realista (mais á frente irão entender o porque). Pois eu discordo completamente, acho que uma personagem feminina até iria trazer mais integridade ao filme, mas decisões são decisões e temos que compreender estas posições machistas. Esta aliás é provavelmente a única grande crítica que tenho a este filme.
Mas de que trata "12" mais concretamente? Pois a história base do filme é simples, um jovem Tchecheno viu a sua família ser assassinada o que lhe causou uma grande perturbação que o tempo não apagou, foi adoptado por um “amigo” da família, um importante oficial russo, passados alguns anos o oficial agora retirado é assassinado e as suspeitas recaem sobre o jovem. O caso parece simples, um jovem checheno perturbado que matou um russo num acto de loucura, obviamente que a opinião publica russa pede mão pesada para o jovem, da mesma opinião partilham 11 jurados, só um fica do lado do rapaz e tenta convencer os restantes que o jovem está inocente (entendem agora o porque de o realizador não ter posto uma mulher no júri?).
O filme a partir daí desenvolve, com uma procura incessante da verdade por parte do jurado inconformado, uma tentativa quase impossível de convencer 11 pessoas que não conhece de lado nenhum, que o jovem pode estar a ser injustamente acusado, entre avanços e recuos o filme consegue mostrar o retracto perfeito da sociedade russa e da sua mentalidade com a Tchéchenia e como o ódio e a ambição movem montanhas.
Contudo não pensem que o filme funciona como uma crítica ao Kremlin, longe disso, não se esqueçam de quem é o realizador, Nikita Mikhalkov, uma das mentes brilhantes do país e que nos tempos da União Soviética vivia uma vida cheia de privilégios. O filme apenas alerta para o ódio e preconceito da sociedade russa para com a Tchéchenia e foca o bom senso de um homem que tenta salvar um rapaz de uma injustiça.
O filme é uma verdadeira obra-prima russa que não ficou indiferente à Europa e aos EUA. Foca uma questão bastante actual e que desperta bastante interesse, o filme consegue cativar-nos do inicio ao fim, faço o desafio a quem veja o filme, de criar desde inicio uma posição ao caso, perante os factos apresentados e deixem-se ou não convencer pelos argumentos apresentado das duas partes, no final vejam o porque deste filme ser tão bom. É sem duvida Mikhalkov no seu melhor. Um must para todos os fãs de cinema
Download Edonkey:
Links:
Download Capa. Procure em: 3Gpcell Covers
Aviso Importante: Neste post, todas as informações (inclusive de arquivos, imagens, links, etc) foram coletados pela net e são direitos autorais de seus respectivos proprietários. Por favor, se você julgar que os créditos são seus e não dei os devidos créditos para você. Deixe um comentário diretamente, se você gostaria que retire o que é legitimamente seu.
Vai baixar o Filme?
Não se esqueça de deixar o seu comentário.
0 Comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
* Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
* Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
Esteja ciente das Regras gerais sobre os comentários já postadas
OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.