728x90 AdSpace

­
  • Latest News

    2008-12-20

    Son of Rambow: O Filho do Rambow




    Son of Rambow é um um filme de ficção-comédia escrita e dirigida por Garth Jennings. O filme foi Sensação do Festival de Sundance do ano passado, se passa na década de 1980 e conta a história de dois estudantes que inspirados pelo filme "Rambo - Programado para Matar" decidem fazer o próprio filme de ação. Lee Carter (Will Poulter) - o garoto mais travesso da escola - tem acesso a equipamentos de video. Will (Bill Milner), bem diferente de seu colega de escola, é tímido e vem de uma família que pertence ao rígido culto religioso Plymouth Brethren; ele é terminantemente proíbido de assistir a filmes ou televisão.Quando conhece Carter e vê acidentalmente "Rambo - Programado para Matar", ele fica maravilhado e se torna o astro e dublê da produção de Carter.
    Son of Rambow foi lançada no Reino Unido em 4 de abril de 2008 e inaugurado em edição limitada nos Estados Unidos em 2 de Maio de 2008. O filme conta uma história de dois garotos ingleses dos anos 80 que descobrem junto a beleza da amizade, as incongruências da igreja e a inevitável pré-adolescência. Sem dúvida, esses filmes sobre o crescimento, ambientados na faixa que divide infância e adolescência são cheios de nostalgia e, se bem feitos, podem trazer de novo à tona lembranças enterradas dos nossos tempos de infãncia.

    Will (Bill Milner) é um garoto nada comum e sedento de novas experiências, mas relativamente introspectivo. Sua família é membro de uma comunidade religiosa protestante e sua mãe, Mary (Jessica Hynes), o proíbe, entre outras coisas, de ver TV ou escutar música. Mas não é por isso que Will vai ficar longe de Lee Carter (Will Poulter), o valentão do colégio, garoto problema que costuma fazer filmes trash como passatempo. Lee apresenta uma cópia pirata (naquela época!) de Rambo: Programado Para Matar, primeiro exemplar da franquia, lançado em 1982. É a partir daí que o contido Will torna-se o protagonista de um dos enlouquecidos filmes de Lee Carter, criando personagens, imaginando cenas, desenhando storyboards e tentando resguardar sua amizade longe da família e longe da igreja. É quando cria seu próprio personagem, O Filho do Rambo, que a principio é o protagonista e o nome do filme que os garotos rodam, mas, que em um segundo momento serve como uma libertação de desejos interiores reprimidos de um garoto tímido e praticamente sem amigos. Ele só queria ser um herói. Quem não queria, naquela época?
    A diária convivência, as conversas, as brincadeiras e a criação de uma certa reputação de cineastas na escola, transforma Will e Lee em amigos com uma afinidade incrível, a ponto de proporem um “pacto de sangue”. Apesar da brincadeira ser comum nessa idade, é logo depois que as coisas começam a desmoronar, quando um intercambista vindo da França interfere e acaba, como não podia deixar de ser, exasperando a amizade dos meninos além de suas forças. É quando surgem as primeiras vaidades e cobranças que todos enfrentam na vida adulta e na construção das amizades. Depois de um grave acidente, Will e Lee irão se confrontar para decidir se sua amizade é realmente maior do que todo o mais que os cerca, além, é claro, da dura realidade de suas vidas, mascadas pela ausência de estrutura familiar. Em uma cena final absolutamente linda, lembramos de nossas próprias experiências e é incrível a sensação de querer voltar atrás e poder ter feito a mesma coisa.
    Son of Rambow é uma esperta e emocionante reverência aos amigos. Tenta, além de fornecer pistas sobre a cultura de uma época, colocar a importância dos amigos em primeiro lugar na fase mais perturbadora da vida. Como a frase de Conta Comigo: “Eu nunca mais tive amigos como os que tive aos 12 anos. Deus, alguém teve?”. Além de uma dupla talentosa e passagens hilariantes, o filme presta uma homenagem aos filmes de ação dos anos 80, que marcaram a vida de tantas pessoas e que fazem lembrar daquela época embalada em muitas Sessões da Tarde durante as férias da escola. A trilha sonora pop é pontual da década e figura bandas como Duran Duran e The Cure. Existem ainda inserções de animação para ilustrar os sonhos e as mentes inquietas desses meninos. Nada muito graphic novel de hoje em dia, muito mais voltado para os gibis comuns daquela época. Não há nada mais hilariante do que o cachorro voador, um dos personagens criados por Will, inspirado, é claro, em helicópteros de guerra.
    A experiência de Will na pele de um pequeno John Rambo faz com que ele saia de seu casulo e se torne mais ousado. É uma delícia assistir a essa transformação. Numa das cenas o garoto diz repetidamente: “Fui treinado para ignorar a dor e viver da terra”, citando uma fala do filme. Will já vinha mostrando sua criatividade por meio dos livrinhos que ele desenha todas as noites em seu quarto, mas atuar em “Son of Rambow” faz com que ele desabroche. Inicialmente, sua atuação é limitada a ser atirado no ar, rolar morro abaixo e se atirar num rio, mesmo sem saber nadar. Ainda assim, Will acaba se divertindo como nunca, assim como Lee. Com sua câmera tosca e um tripé, Lee aprende a ser mais colaborativo e social, apesar de sua relação violenta com seu irmão mais velho. A ligação que cresce entre Milner e Poulter é verossímil, mas nunca cai na pieguice. Nem mesmo quando um mal entendido ameaça separá-los. O obstáculo vem na forma da elegante Didier, uma francesinha em intercâmbio, que chega à escola dos meninos lançando modas e arrasando corações. Jules Sitruk rouba a cena no papel, com seu cabelo estilo Stray Cats e sua jaqueta à Michael Jackson. Falando em música, aqueles que eram crianças nos anos 1980 vão curtir a trilha sonora, que inclui canções de Duran Duran, Siouxie and the Banshees e The Cure.
    Se você tem o Adobe Reader e boa leitura em inglês, acompanhe a reportagem sobre o filme na revista Script: From Script to Screen: Son of Rambow
    Son of Rambow (2007. França, Alemanha, UK)
    Direção: Garth Jennings
    Roteiro: Garth Jennings
    Elenco: Bill Milner, Will Poulter, Jessica HynesDuração: 96 min.





    ATENÇÃO
    O Download deste filme se encontra no Fórum Star Childrens
    É necessario cadastro para visualizar os conteúdos.

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    1 Comentários:


    Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
    São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

    * Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
    * Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
    * Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
    * Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
    Esteja ciente das Regras gerais sobre os comentários já postadas
    OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

    Item Reviewed: Son of Rambow: O Filho do Rambow Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Scroll to Top