Carrusel (em português: Carrossel) foi uma telenovela de 375 capítulos produzida pela Rede Televisa em 1989, transmitida no Brasil quatro vezes pelo SBT. Conta a história de uma turma de crianças que descobre os prós e os contras da vida e procuram resolver seus problemas com alegria e descontração. Foi a primeira novela estrangeira a concorrer o Troféu Imprensa na categoria Melhor Novela, mas recebeu apenas um voto
Carrossel retrata as travessuras de uma turminha da 2ª série (ensino fundamental). Como toda boa novela infantil mexicana: tem a professora que é um doce, o jardineiro fofo, a diretora linha dura, mas tem também sua doçura, as crianças inteligentes, as que sofrem um drama, as sapequinhas, as metidas, as sonhadoras, as pobrinhas e batalhadoras e por aí vai...
A novela “Carrossel” fez o maior sucesso em meados dos anos 1990, no Brasil. Mesmo após 20 anos do fim do folhetim, as aventuras da professora Helena e seus alunos continuam na memória dos fãs.
Com 375 capítulos, ela foi exibida por quatro vezes no Brasil, pelo SBT. A emissora, que estava passando por uma crise, pagou uma quantia que hoje equivale a aproximadamente R$ 497 mil para obter os direitos autorais. As crianças gostaram tanto da novidade que os índices de audiência da casa subiram de 6 pontos para 21 pontos em apenas três semanas de exibição. A situação fez com que a Rede Globo se preocupasse, já que o “Jornal Nacional” teve uma queda de 54 pontos para 41 pontos.
Na época, a repercussão foi tão grande que a atriz Gabriela Rivero desceu a rampa do Congresso Nacional, em 1991, de mãos dadas com o então presidente da República, Fernando Collor de Mello.
A história, que se passou no Colégio Mundial, administrado pelo Sr. Morales (Manuel Guízar), gira em torno de uma turma de crianças que descobre os prós e contras da vida, tentando solucionar os problemas com alegria e descontração. Os telespectadores-mirins iam ao delírio ao ouvirem a música “Carro-Céu” e o clássico refrão “Embarque nesse carrossel, onde o mundo é faz de conta, a Terra é quase o céu”.
O folhetim, que foi uma adaptação da novela argentina “Jacinta Pichimahuida, la Maestra que no se Olvida”, exibida nos anos 70, foi a primeira atração não-brasileira a concorrer ao Troféu Imprensa como Melhor Novela, mas não teve muito sucesso. Apesar de ter recebido apenas o voto do crítico Leão Lobo na premiação, ela conquistou a maioria dos corações infantis.
Aqueles fãs mais saudosos criaram um perfil no Twitter com o nome “Novela Carossel”, pedindo para que o SBT a reprise pela quinta vez. A página tem quase dois mil seguidores.
0 Comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
* Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
* Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
Esteja ciente das Regras gerais sobre os comentários já postadas
OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.