Uma das obras-prima do cinema mundial, inédita no Brasil e nas Américas. Este filme foi a estréia espetacular de Satyati Ray. Recuperada a finais dos anos 90, pois um incêndio destruiu os negativos originais, esta é a primeira fita, que deu origem a Trilogia de Apu.
Pather Panchali ( bengali : pother Pãchali, [pɔt̪ ʰ pãtʃali er] , Inglês : Canção da Estrada Little) (1955) é um filme em bengali
dirigido por Satyajit Ray e produzido pelo Governo da Índia estado de Bengala Ocidental . Com base na Bengali novela Pather Panchali (1929) por Bibhutibhushan Bandopadhyay , o filme foi a estréia na direção de Satyajit Ray. O primeiro filme da Trilogia de Apu , que retrata a infância do protagonista Apu no campo rural de Bengala em 1920.
Embora o filme teve um orçamento apertado de Rs. 150.000 (EUA $ 3000),, caracterizado atores amadores em sua maioria, e foi feito por uma equipe inexperiente, Pather Panchali foi um popular e crítico de sucesso. Influenciado pelo neo-realismo italiano , Satyajit Ray desenvolveu seu próprio estilo de realismo lírico neste filme. O primeiro filme da Índia independente, para atrair maior atenção da crítica internacional, Pather Panchali venceu o "Melhor Homem Documento" no Festival de Cannes 1956 , Satyajit Ray, que estabelece como um dos principais internacionais cineasta . Pather Panchali é hoje considerado um dos melhores filmes já feito .
Situado em Bengala rural da década de 1920, Pather Panchali enfoca a vida de Apu ( Subir Banerjee ) e membros de sua família. o pai de Apu Harihar Ray ( Kanu Banerjee ) vive em seu lar ancestral na aldeia Nischindipur, com a sua família pobre. Ele ganha a vida como um pobre sacerdote, e os sonhos de uma carreira escrevendo peças erudita e poesia. Na realidade, ele é facilmente explorado - ele não pode sequer a coragem de pedir ao seu empregador para salários em atraso, embora sua família está precisando urgentemente de dinheiro. esposa Harihar, Sarbajaya ( Karuna Banerjee ) cuida de seus dois filhos, Durga ( Dasgupta UMa ) e Apu e sua idosa tia-de-lei, Indir Thakrun ( Chunibala Devi ). Com recursos limitados, Sarbajaya se ressente de ter que dividir sua casa com Indir. Indir é muito velho, sem dentes, corcunda e um aleijado. Ocasionalmente, ela se refugia na casa de outro parente, quando Sarbajaya uma das forças-la ou torna-se excessivamente ofensivo. Durga, muitas vezes rouba frutas do pomar do vizinho e compartilha com a tia Indir, com quem ela se sente certa afinidade filial. Sarbajaya ursos insinuações do vizinho, culpando-a propensão de Durga para roubar. Certa vez, Durga foi culpado por ter roubado um colar de contas que ele foi apenas para humilhá Sharbajaya por não limpar seus créditos para ela.
Apu e compartilhar Durga um relacionamento irmão-irmã afetuosa. Durga, como a irmã mais velha, cuida de Apu com carinho maternal, embora ela não se poupa a oportunidade de provocá-lo. Eles compartilham as alegrias simples de sentar-se tranqüilamente embaixo de uma árvore, correndo atrás do homem doce que passa por tocar os sinos, visualização de fotos em um Bioscope mostrado por um vendedor ambulante, e assistindo a um jogo por uma trupe itinerante de atores. À noite, eles podem ouvir os apitos dos comboios de longe. Um dia, eles fogem de casa para pegar um vislumbre do trem. A cena retrata Apu e Durga que atravessa Kaash campos para ver o trem é uma das seqüências memoráveis do filme. Ao jogar um dia no mato, eles descobrem que a sua tia Indir morto lá.
Harihar, incapaz de ganhar de forma adequada na aldeia, decide viajar para cidades próximas para procurar um emprego melhor. Ele promete Sarbajaya que ele vai voltar com dinheiro suficiente para reparar a casa abandonada. Durante sua ausência, a família afunda ainda mais na pobreza. Sarbajaya cresce cada vez mais solitário e amargurado. As monções se aproxima a estação e as nuvens de tempestades se aglomeram. Um dia, Durga danças brincando na chuva por um longo tempo. Logo ela pega resfriado, e desenvolve uma febre. Com os cuidados médicos escassos disponíveis, a febre continua e, eventualmente, em uma noite de chuva incessante e rajadas de vento, ela morre. Harihar finalmente volta para casa e começa a mostrar Sarbajaya que ele trouxe para a cidade. Mas Sarbajaya, que permanece em silêncio no início, degrada-se aos pés de seu marido, e Harihar gritos quando ele descobre que perdeu sua única filha. A família decide deixar a aldeia e seu lar ancestral. Como eles começam a embalagem, Apu encontra o colar que Durga já havia negado ter roubado. Ele joga em uma lagoa. O filme termina com Apu e os pais dele que monta uma lenta carro de bois para o seu novo destino.
Pather Panchali
Título cartão para Pather Panchali
Dirigido por Satyajit Ray
Produzido por Governo de Bengala Ocidental
Roteiro de Satyajit Ray
Baseado em Pather Panchali por
Bibhutibhushan Bandopadhyay
Estrelando Subir Banerjee ,
Banerjee Kanu ,
Banerjee Karuna ,
Dasgupta UMa ,
Chunibala Devi ,
Tulsi Chakrabarti
Música de Ravi Shankar
Cinematografia Subrata Mitra
Edição por Dulal Dutta
Distribuído por Merchant Ivory Productions / Pictures Classics Sony (Em EUA )
Lançamento data (s) 1955
Tempo de duração: 115 minutos, 122 minutos ( Bengala Ocidental ) [1]
País Índia
Idioma Bengali
Orçamento 150.000 (EUA $ 3000)
Produção
Novel
O romance Pather Panchali por Bibhutibhushan Bandopadhyay é um clássico bildungsroman na literatura bengali . Ele apareceu pela primeira vez como uma série em um periódico em 1928, e foi publicado como livro em 1929. Em grande medida, foi baseado na vida do próprio autor, mais cedo. O romance retrata a luta de uma família pobre, para sobreviver em seu lar ancestral rural eo crescimento de Apu, o filho da família. A parte posterior, onde Apu e seus pais sair da aldeia e se estabelecer em Benares , formaram a base para o próximo filme de Ray na série, Aparajito .
Satyajit Ray leu o romance pela primeira vez em 1943, quando fazia as ilustrações para uma nova edição do romance, e contemplou a possibilidade de fazer um script em torno de 1947-48. [Ray escolheu o romance por causa de certas qualidades que, segundo ele, "fez um grande livro: o seu humanismo, seu lirismo, e seu anel de verdade." autor de A viúva recebeu permissão para Ray para fazer um filme baseado no romance, no entanto, o acordo foi em princípio, apenas, e nenhum acordo financeiro foi feito.
O título do filme em Inglês é "Song of the Little Road". Outras traduções do título têm sido utilizados, como "Lamento do caminho", "Canção da Estrada" e "Song of the Open Road". A Bengali Caminho palavra significa literalmente o caminho , e Pather significa "do caminho". Panchali se refere a um tipo de canção popular narrativa que costumava ser realizada em Bengala, e foi o precursor de um outro tipo de canção popular agora conhecido como jatra .
Influências
Em 1949, o diretor francês Jean Renoir chegou a Calcutá para filmar seu filme The River . Satyajit Ray ajudou a encontrar locais na zona rural. Foi então que raio disse Renoir sobre sua idéia de filmar Pather Panchali, que tinha sido em sua mente há algum tempo, Renoir e encorajou-o a prosseguir. Em 1950, Ray foi enviada a Londres pelo seu empregador, a agência de publicidade DJ Keymer, para trabalhar em sua sede. Durante seus seis meses em Londres, ele viu 99 filmes. Entre estes, o neo-realista filme Ladrões de bicicleta teria um impacto profundo sobre ele. Ray mais tarde disse que tinha saído do teatro determinado a se tornar um cineasta. O filme teve reiterou sua convicção de que era possível fazer um cinema realista, com um elenco amador e fotografar em locais reais. A narração realista estilo de Pather Panchali está em dívida com o neo-realismo italiano e as obras de Renoir. O sucesso internacional de Akira Kurosawa é Rashomon e Bimal Roy 's Do Bigha Zamin (que foi filmado parcialmente no local e causa uma família de camponeses ) Ray inspirou a esperança de que Pather Panchali também pode encontrar uma audiência internacional um dia.
Além das influências estrangeiras, Ray também está em dívida com a literatura bengali e os nativos teatral tradição indiana , particularmente a rasa da teoria clássica do drama sânscrito . A doutrina complicada rasa "centros predominantemente sentimento experimentado não só pelos personagens, mas também se traduz em um artísticas caminho certo para o espectador. A dualidade deste tipo de imbricação rasa" mostra no cinematográfica adaptação Ray of Pather Panchali.
Script
O filme nunca teve um roteiro completo, foi feita a partir de desenhos de Ray e notas. Ray tentou extrair e construir um tema simples do acaso seqüências aparentemente de significativas, bem como episódios triviais da novela, preservando a qualidade de vadiagem dela. Ray-se, comentou que "O roteiro teve que reter alguns dos a qualidade desmedido do romance, pois que em si continha uma pista para a sensação de autenticidade: em uma pobre aldeia bengali faz divagar. vida "
Algumas mudanças notáveis da novela no roteiro inclui a cena da morte de Indir Thakrun, que ocorre muito cedo na novela em um santuário da vila, na presença de alguns membros adultos da família, no filme ela morre ao ar livre, na presença de Apu e Durga. A cena de Apu e Durga correndo para pegar um vislumbre do trem não existe no romance, nem a criança consegue ver o trem lá, embora eles fizeram uma tentativa. Por fim, o término da partida filme da família da aldeia não é o fim do romance.
As filmagens
Tiroteio iniciado em 27 de outubro de 1952. Boral, um vilarejo perto de Calcutá, foi selecionada no início de 1953 como o principal local de tiro. A equipe técnica composta de várias estreantes. Ray nunca havia dirigido nada e cineasta Subrata Mitra nunca tinha operado uma câmera de filme. O diretor de arte Bansi Chandragupta tinha experiência profissional, tendo trabalhado com Jean Renoir sobre o rio . Nos últimos anos, tanto Mitra e Chandragupta passou a estabelecer-se como profissionais respeitados em seu ofício. Mitra conheceu Ray no set de The River, onde Mitra foi permitido observar a produção, tirar fotografias, e manter as notas de iluminação abundante para referência pessoal. Tendo se tornam amigos, Mitra freqüentemente mantidos Ray informado sobre a produção e mostrou sua alambiques. Ray ficou impressionado o suficiente com as fotos para prometer-lhe uma posição de assistente na Pather Panchali, mas quando a produção se aproximava, Ray ofereceu para deixá-lo fazer o filme. Como Mitra não tinha nenhuma experiência cinematográfica anterior e tinha apenas 21 anos na época, a escolha foi recebida com considerável ceticismo por aqueles que atentos à produção. Mitra-se mais tarde, especulou que Ray era talvez nervoso por trabalhar com uma equipe estabelecida.
Desde o início, o financiamento foi um problema, pois nenhum produtor estava disposto a produzir o filme. Ray teve que pedir dinheiro emprestado a fim de filmar o suficiente para convencer potenciais produtores para financiar o filme todo. Para angariar fundos durante o período de produção, Ray continuou trabalhando como designer gráfico, penhorou seu seguro de vida e vendeu sua coleção de LPs . Gerente de produção Anil Chowdhury convencido a mulher de Ray, Bijoya, para penhorar suas jóias tão bem. No entanto, Ray ainda correu para fora da partway dinheiro necessário através da filmagem e gravação teve que ser suspensa por quase um ano,e, posteriormente , as filmagens só poderia ser feito em pedaços intermitente. Ray reconheceu mais tarde que o atraso fez tenso, e que três milagres salvou o filme: "A voz não quebrar fez dois., Uma Durga não a crescer. Três, Indir Thakrun morreu não. Apu"
Monroe Wheeler, o chefe do departamento de exposições e publicações de Nova Iorque, Museu de Arte Moderna (MoMA), esteve em Calcutá em 1954, quando ele ouviu falar sobre a filmagem do filme e encontraram Ray. Ele considerava o filme incompleto de alta qualidade muito, e inspirou Ray para terminar o filme para que ele pudesse ser mostrado na da exposição do MoMA no próximo ano. Bidhan Chandra Roy , em seguida, o ministro-chefe da Bengala Ocidental , foi solicitado por um amigo influente da mãe de Ray para ver o filme. O Ministro-Chefe obrigado, e depois de ver o filme, dirigido funcionários em Publicidade Home Departamento para examinar os custos de suporte do filme. Eventualmente, o Governo de Bengala Ocidental sancionado um empréstimo, permitindo Ray para terminar o filme. No entanto, o governo compreendeu mal a natureza do filme, e considerou-o como um documentário para a elevação rural, tais como a necessidade de melhoria das estradas. Na verdade, o dinheiro foi emprestado no registro para "melhoria das estradas", uma referência para o do título do filme. Cerca de seis meses após a visita Wheeler, do diretor americano John Huston visitou a Índia para um início de locação de The Man Who Would Be King (que finalmente foi feito em 1975). Wheeler pediu Huston para verificar a progresso da do projeto Ray. Huston viu trechos do filme inacabado e reconheceu "o filme como obra de um grande cineasta." Graças ao feedback positivo de Huston, MoMA ajudou Ray com algum dinheiro adicional. Demorou três anos para terminar as filmagens, e vá para a pós-produção.
Elenco
Kanu Banerjee - Harihar, Apu and Durga's father
Karuna Banerjee - Sarbajaya, Apu and Durga's mother
Subir Banerjee - Apu
Runki Banerjee - Durga (Child)
Uma Dasgupta - Durga (Young Girl)
Chunibala Devi - Indir Thakrun, Old aunt
Haren Banerjee - Candy seller
Apu, o protagonista da trilogia
Kanu Banerjee , um criado de cinema bengali ator, interpretou o papel de Harihar Ray, pai de Apu e Durga. O papel da Sarbajaya, esposa de Harihar, foi interpretada por uma atriz de teatro amador do Popular Teatro Associação Indiana ( IPTA ), Karuna Banerjee , que era a esposa de um amigo de Ray. UMa Dasgupta , que foi selecionados por uma entrevista para atuar como Durga, também tinha experiência prévia em atuar no teatro. Para o papel de Apu, Ray anunciados em jornais à procura de meninos de sete anos para cinco anos. Vários garotos virou em resposta, mas nenhum deles atingiu a expectativa do diretor. Finalmente, a esposa de Ray, avistou um rapaz em sua vizinhança como um possível candidato. Este rapaz, Subir Banerjee , acabou por ser escalado como Apu
(o sobrenome de três atores principais era Banerjee , embora não fossem relacionados uns aos outros). O obstáculo mais difícil no processo de fundição foi o de identificar uma atriz adequada para decretar o caráter do enrugado, velho Indir Thakrun. Ray finalmente encontrado Chunibala Devi , uma atriz de teatro aposentados vivendo em um bordel , como o candidato certo para retratar Indir. Vários papéis menores foram disputadas pelos aldeões de Boral, o local de filmagem.
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