Leo, ou Leolo como prefere ser chamado, é um garoto solitário e sonhador, apaixonado pela Itália. Ele também admira muito seu irmão mais velho, um fisiculturista tão grande quanto frágil, e sua sensual vizinha, com quem sonha situações um tanto ousadas para a sua pouca idade.
Em mais uma edição caprichada, a Lume Filmes traz para DVD esta produção franco-canadense de 1992 sob a direção de Jean-Claude Lauzon. O diretor, morto precocemente em um acidente de avião no ano de 1997, deixou apenas dois longas e um curta-metragem, entre eles este Léolo. A produção foi indicada para a Palma de Ouro em Cannes e recebeu outros prêmios importantes nos festivais de Toronto e Vancouver. Até hoje é considerado grande representante do cinema canadense e da província de Quebec na década de 1990. Deste local saiu também Denys Arcand, responsável por filmes como o Declínio do Império Americano (1986) e As Invasões Bárbaras (2003).
A história de Léolo gira em torno de um garoto de 12 anos, Léo (Maxime Collin) que refuta a idéia de ser canadense e prefere que todos o chamem de Léolo. Para ele, por coincidência do destino, seu pai é italiano e através de um acidente inusitado com tomates sua mãe foi escolhida ao acaso, o que fez com que o garoto nascesse no lugar errado. Léolo passa a maioria de seu tempo lendo o livro L’avalée des Avalés, de Réjean Dumarche, também de origem franco-canadense. E é deste livro em particular, que o garoto tira toda a inspiração para escrever as mais escatológicas poesias e as histórias mais surrealistas dos constantes sonhos nos quais se refugia da vida.
Grande parte do tédio que Léolo sente se deve à família. Segundo o garoto, um traço de loucura e esquizofrenia foi passada geneticamente pelo seu avô, pai de sua mãe, para todos os filhos e netos. Desta maneira, Léolo encontra um material espetacular para suas histórias nos tipos encarnados pelos familiares. Seu pai nutre uma obsessão pelo bom funcionamento dos intestinos de toda a família e faz todos os relativos tomarem doses diárias de laxante. O irmão halterofilista não consegue disfarçar sua constante fraqueza interior e o medo das pessoas em geral. Suas irmãs parecem não ter papel algum dentro de casa a não ser reforçar um ambiente assolado pela loucura.
Apesar de ver a mãe como a única criatura consciente, terna e amável que vive ao seu redor, Léolo se sente cada vez mais imerso neste mundo de insanidade. Ela é reforçada pelas visitas à enfermaria psiquiátrica que boa parte da família começa a freqüentar. Depois, o garoto tenta matar o avô, o culpado pelo fracasso da família, e fica a um passo de perder os sentidos de vez. Dividido entre a paixão platônica por uma vizinha e a descoberta do próprio corpo, o garoto encontra nos sonhos e na imaginação uma fuga deste aparente buraco negro. Como ele próprio diz: “Porque eu sonho, eu não sou”. Assim, Léolo abre mão de sua liberdade física e começa a criar para si um mundo interior, que provavelmente está muito próximo do que Réjean Dumarche diz em seu livro: “A vida não se passa na terra, mas na minha cabeça”.
O filme demonstra ser uma preciosidade rara no cinema, com uma fotografia estupenda e uma narrativa que compõe um retrato de infância baseado em cheiros, timbres, gostos e sensações. O flerte com o bizarro, com o lirismo e com a poesia, faz com que a transição para as memórias e lembranças seja ainda mais fantástica. A música tem papel fundamental aqui, como que por livre associação, a cabeça viaja através do som para os lugares mais longínquos, onde um fiapo de criança e da imaginação ainda resiste, mesmo que um tanto empoeirado.
Léolo (Canadá, 1992)
Direção: Jean-Claude Lauzon
Roteiro: Jean-Claude Lauzon
Elenco: Maxime Collin, Ginette Reno, Denys Arcand
Duração: 107 min.
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