2009-04-23

Cabin Fever - Cabana do Inferno

O jovem cineasta Eli Roth é um dos nomes mais promissores de Hollywood, principalmente no gênero terror e suspense. Esse seu longa de estréia custou apenas US$ 1,5 milhão e arrecadou mais de US$ 8 milhões, só nos Estados Unidos. E, atualmente, o diretor já tem mais três projetos em pré-produção para os próximos anos. Esse filme, aliás, foi considerado um dos mais assustadores do ano passado e conta a história de um grupo de jovens que passa uma temporada numa cabana na mata quando surge uma nova espécie de vírus que come carne humana ?e, o que é pior, de dentro para fora. O primeiro indício da nova doença é um cachorro morto encontrado por seu dono. O terror toma conta dos cinco jovens que pretendiam passar uma alegre temporada, isolados da cidade. A boa fotografia de Scott Kevan também é um ponto alto da produção.

CURIOSIDADES

- O cão assassino original em "Cabana Infernal" era tão velho e cansado que todas suas cenas tiveram que ser re-filmadas com um cão novo. Com nenhum tempo ou dinheiro para encontrar uma recolocação, os produtores moldaram um cão real de ataque da polícia que fosse tão mau, indócil e impredizível que nenhum ator poderia parecer com ela na câmera. O grupo se escondia atrás dos caminhões durante suas cenas, e as câmeras eram operadas por controle remoto.

- Quando filmaram uma cena particularmente sangrenta, Rider Strong decidiu que iria fazer uma caminhada na floresta entre as instalações. Coberto de sangue da cabeça aos pés, ele apareceu para um grupo de 35 meninas de uma escola que estava em excursão. As meninas gritaram muito ao vê-lo todo ensangüentado e gritaram mesmo, mais alto, quando descobriram que ele era a estrela do "Boy Meets World" (1993). As meninas perseguiram Rider através da floresta, que o fizeram eventualmente ir atras do grupo de filmagem. Ele prometeu nunca mais vaguear fora entre uma cena e outra.

- O diretor de fotografia Scott Kevan é visível no espelho retrovisor no caminhão quando os jovens estão se dirigindo à cabana. O diretor Eli Roth observou este quarto da edição, e continuou a cena afirmando que Scott estaria no filme porque ele apareceu em todos seus outros filmes.
"Cabin Fever" é um dos raros filmes de terror do cinema atual que convence. Pena que foi prejudicado por mais uma dessas campanhas injustificáveis da mídia que realmente está se mostrando cada vez mais alienada e burra. Muitos tem apregoado que o filme é uma "overdose de sexo e violência", o que no mínimo é injustificável.

Realmente, existem altas doses de violência da fita de Eli Roth, mas a tal "overdose de sexo" não passa de algo que o espectador já viu, com a mesma ousadia (!) em fitas da série "Sexta Feira 13". Agora, se forem comparar com os filmes de terror teen nos quais os Estados Unidos estão se especializando, realmente existe um elemento de choque. Entretanto, quem já assistiu a "O Massacre da Serra Elétrica" (73), "Quadrilha de Sádicos" (77), "Herdeiros do Mal" (80) e "Chamas da Morte" (81), dentre outros, pode ficar tranquilo, "Cabin Fever" ainda não é o filme que irá fazê-lo ficar traumatizado. A mesma violência que você viu nesses filmes, vai ver aqui. Nem mais, nem menos.

Nota-se desde os minutos iniciais, que o filme é praticamente homenagem ao terror adolescente (na verdade, trazendo adolescentes, pois geralmente eram fitas censura 18 anos) dos bons tempos, e por isso, tem muitos méritos. Alias, se não existissem algumas caras semi-conhecidas de filmes teen, o filme passaria perfeitamente como algo produzido no final dos anos 70 e início dos anos 80, e isso sempre é bom. Até a trilha sonora faz questão de lembrar o "Massacre da Serra Elétrica", principalmente na abertura. Além de tudo, há outras citações como as de "Amargo Pesadelo" e até uma música tirada da trilha sonora de "Aniversário Macabro", primeiro filme de Wes Craven, de 1972.

A história envolve cinco jovens universitários que, após a fase final de provas, vão passar um fim de semana em uma cabana localizada na floresta (o ambiente lembra muito o de "Evil Dead"). São 2 casais e 1 que é o mais mané de todos, tendo um passatempo preferido de matar esquilos com sua espingarda. Bem feito, é o único que não se dá bem em "Cabin Fever".

Pensando bem, ninguém se dá bem, pois eles acabam encontrando um sujeito estranho com a pele em decomposição. Após um entrevero, assustados, os jovens ateiam fogo no pobre coitado, que desaparece pelo meio da floresta. Em meio a uma atmosfera opressiva, eles notam que aos poucos vão sendo contaminados por um vírus, que se alimenta da pele deles. A partir daí, o filme realmente traz uma violência que chega a incomodar e bastante tensão, em cenas muito bem feitas. Tudo dirigido de maneira redondinha.

Não se pode exigir de "Cabin Fever" um trabalho que vá mudar a história do cinema de terror, e sim fazer companhia à todos os filmes já citados nessa resenha, e que, na comparação com o que vem sendo lançado no gênero atualmente, é praticamente um oásis no meio do deserto.
ANO DE LANÇAMENTO
2003 (EUA)
DIRETOR
Eli Roth

ELENCO
Brad Dourif
Jennifer Tilly
Debbie Carrington
Billy Boyd
Hannah Spearritt
ROTEIRO
Eli Roth
Randy Pearlstein



Download:



Download Capa. Procure em: 3Gpcell Covers

Busca de legenda: Clike na foto abaixo


Aviso Importante: Neste post, todas as informações (inclusive de arquivos, imagens, links, etc) foram coletados pela net e são direitos autorais de seus respectivos proprietários. Por favor, se você julgar que os créditos são seus e não dei os devidos créditos para você. Deixe um comentário diretamente, se você gostaria que retire o que é legitimamente seu.
Vai baixar o Filme?
Não se esqueça de deixar o seu comentário.
Star Childrens Agradece

Um comentário:

  1. eu gostei pra caramba do filme, quero ver o segundo..
    bem sanguinário..
    queria muito a trilha sonora desse filme..
    o elenco tá trocado com O FILHO DE CHUCK...

    ResponderExcluir


Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
* Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
* Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
Esteja ciente das Regras gerais sobre os comentários já postadas
OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.