A Long Island Expressway ja matou muita gente,entre elas a mãe de howie
Howie sente a falta de sua mãe e isso repercute na sua vida,se sente confuso, amedrontado, sozinho na vida
Ele terá de se esforcar para que a estrada não o mate tambem
O adolescente Howie, de 15 anos, perdeu tudo e todos em uma única semana. Sua mãe faleceu, seu pai desapareceu e ele tem de enfrentar a vida sozinho. Em crise de existência, Howie e seus amigos começam a roubar casas da vizinhança de Long Island Expressway. Juntos, ele e seu melhor amigo, Gary, invadem a casa de Big John, senhor de respeito na cidade. Quando Big John culpa Gary pelo crime, Howie percebe que seu amigo está guardando um segredo perigoso e que o faz viver uma vida dupla. E assim como Gary, Big John também tem segredos que a qualquer momento podem ser desvendados.
Os amigos da escola pensam que Howie tem um caso com Gary,a quem ele tem como melhor amigos,mas na verdade só Howie não conhece a vida secreta de Gary como garoto de programa na estrada
Howie é um garoto bonito como o proprio Gary chega a lhe dizer,em sua idade ele não almeja sexo como prioridade,tem a poesia como um talento,Big Jhon
se impressiona e se vê diante de um garoto especial,ate mesmo se confundindo com seu talento e a amizade que mantem com Gary
Quando um laço de forte e interessante amizade se forma entre Howie e Big Jhon,o destino é cruel e howie se vê sem saida
Nomeado com o nome da rodovia que corta a sua localidade suburbana Long Island, o aclamado diretor e escritor Michael Cuesta,mostra o inquietante drama do incomodado teen Howie (Paul Franklin Dano), como ele se junta a um amigo no bairro quebrando e roubando casas. Uma vítima, ex-Marinheiro e pedofilo Big John (Brian Cox), confronta Howie e ele fala em passar um tempo juntos, numa relação que enche cada mais os vazios emocionais de Howie (Paul Franklin Dano), mas está voltada aos desejos de Big John, impressionado com a beleza de Howie
Primeir o filme de Michael Cuesta é extremamente controverso, e em algumas vezes perturbador. No entanto, é extraordinariame nte bem escrito, bem dirigido, e agiu bem. Howie (uma performance impressionante do estreante ator Paul Franklin Dano,que é um garoto de 15 anos que cresce em Long Island. Sua mãe foi morta sobre a LIE (Long Island via exprssa), seu pai vive afastado, dificilmente conhece ele, ele só tem 1 amigo que está a planear a saída para a Califórnia. Por isso, acuado pode se que Howie não tem nada e ninguem. Este filme é uma história abordando a idade e amizades de Howie, um pedófilo chamado Big John (Brian Cox) cruza sua vida e acaba por se tornar uma figura como se fosse o pai de Howie.
Não há referências homossexuais do filme, mas este não é um filme sobre homossexualidade . Não há referências sobre a pedofilia no filme, pois este não é um filme sobre pedofilia. É uma história sobre um garoto que acha que alguma coisa importante em sua vida que está em falta. Este filme é controverso porque um dos personagens principais é um pedófilo, ainda quando você vê o que ele de tem de importância na vida de Howie,você começara a sentir simpatia pelo homem. Independentement e de tudo isto, não há cenas impróprias de sexo,de violência, linguagem vulgar ou de extrema como você encontra na maior parte dos filmes de hoje.
"L.I.E. - Sem Saída", que em 2001 deu a conhecer Michael Cuesta, é mais um exemplo de um consistente retrato coming of age, centrado no quotidiano de um adolescente de Long Island.
Através das experiências de Howie, um tímido, solitário e culto jovem de 15 anos, Cuesta propõe uma história atravessada pela dissolução familiar, a descoberta (e questionamento) da sexualidade ou a criação e quebra de laços de amizade, levantando questões acerca de temáticas actuais como a delinquência juvenil ou a pedofilia.
Esta última tornou o filme numa obra algo controversa, não por cenas rudes e graficamente ousadas típicas da escola Larry Clark, mas antes pela perspectiva atípica que traça de um pedófilo de meia idade com quem o protagonista acaba por sentir afinidade. Recusando estereotipar a caracterização de Big John, Cuesta não cede a condenações morais nem à histeria fácil e apresenta-o como uma figura tridimensional e credível, atormentada por conflitos internos com os quais se debate há muito.
A opção por este tipo de abordagem é corajosa e coloca o espectador perante sequências inquietantes, mas "L.I.E. - Sem Saída", apesar de ser uma primeira obra, consegue manter até ao fim um difícil equilíbrio livre de lugares-comuns, convidando à reflexão sem forçar defesas ou acusações das condutas das suas personagens.
Grande parte da solidez da película deve-se à apurada escolha do elenco, onde constam o veterano e habitualmente excelente Brian Cox, que faz de Big John um pedófilo sem quaisquer clichés, ou os jovens Billy Kay, que encarna o melhor amigo do protagonista com uma rara desenvoltura, e Paul Dano, capaz de tornar Howie numa personagem verosímil e sensível pela qual é quase impossível não sentir empatia.
Igualmente sedutor é o trabalho de realização de Cuesta, que emana um rigor e sofisticação assinaláveis. Conseguindo imprimir uma palpável atmosfera realista ao filme, proporciona momentos vincados por uma absorvente energia visual, sejam os dos fugazes planos da auto-estrada - Long Island Expressway, cuja sigla motivou o título do filme (por corresponder também à palavra "mentira" em inglês) - assim como os de outros espaços exteriores (como os jardins, com tons verdes estranhamente hipnóticos) ou interiores (a envolvente casa de Howie, em particular a carga sensorial resultante das tonalidades azuis do seu quarto).
Mesmo sendo marcada por algumas limitações - a personagem do pai de Howie poderia ser mais desenvolvida, o desenlace é algo abrupto e talvez não o mais interessante -, "L.I.E. - Sem Saída" é uma impressionante obra de estreia, que prova que o cinema indie, mesmo quando repisa as mesmas temáticas, ainda é capaz de oferecer surpresas muito recomendáveis. E esta tem lugar cativo entre as melhores dos últimos anos.
Título no Brasil:L.I.E - SEM SAÍDA
Título Original: L.I.E.
País de origem: EUA
Gênero: Drama
Duração: 97 min
Ano de Lançamento:2001
Diretor: Michael Cuesta
Elenco:
Paul Dano ... Howie Blitzer (as Paul Franklin Dano)
Bruce Altman ... Marty Blitzer
Billy Kay ... Gary
James Costa ... Kevin Cole
Tony Michael Donnelly ... Brian (as Tony Donnelly)
Michelle Carano ... Newscaster
Tatiana Burgos ... Marty's Girlfriend
Brian Cox ... Big John Harrigan
B. Constance Barry ... Anne Harrigan
Walter Masterson ... Scott
Brad Silnutzer ... Henry
Bob Gerardi ... Clifford
Adam LeFevre ... Elliot
Frank Rivers ... Man with Pizza (as Frank G. Rivers)
Anthony F. Peragine ... Tough Kid #1
Post direcionado para Site Star Childrens
Acesse
OK VOU ASSISITR
ResponderExcluirnão consigo baixar!
ResponderExcluirPrimeiramente quero parabenizar o excelente blog.
ResponderExcluirVc escreve muito bem e sintetiza muito bem suas palavras.
Este filme por ser de cinema independente não carrega os estereótipos que costumamos notar em outros filmes.Destaque para a humanidade ressaltada no personagem Big John e a simplicidade e inocência do persongem Howie.
O filme se passa muito rápido, creio que deveria destacar mais a amizade de Howie e Big Jonh.
Mas fiquei em dúvida: Howie realmente tem algum tipo de afeto por Big Jonh? Ou está sem opções?
muito legal
ResponderExcluir