Barry Lyndon é um filme britânico de 1975 dirigido por Stanley Kubrick, baseado em livro de William Makepeace Thackeray. Foi o primeiro filme de Kubrick após o lançamento do controverso Laranja Mecânica, e apesar de algumas nomeações a prêmios importantes, jamais gozou do mesmo êxito que obtiveram os demais filmes do diretor. Reza a lenda que a elogiada fotografia do filme foi feita totalmente com luz natural, o que criou um certo fascínio sobre os dotes técnicos da obra na época do seu lançamento.
Aparentemente, era a intenção do diretor filmar uma outra obra de Makepeace Thackeray, aquela que se considera sua obra-prima, Vanity Fair. No entanto, Kubrick julgou ser incapaz de transpor todo o conteúdo do livro à tela, preferindo adaptar a trama sobre Barry Lyndon.
História
O filme é basicamente um conto sobre ascensão e declínio social da personagem-título, dividido claramente em duas partes. Na primeira, conhecemos o protagonista, Redmond Barry (Ryan O'Neal), um pedante jovem irlandês que se apaixona por sua prima, que no entanto já está comprometida. Irritado, ele desafia o noivo para um duelo, e o fere mortalmente. No entanto, tratava-se de um senhor bem relacionado, o que pode por em perigo a vida de Barry, que decide então abandonar a família e ir refugiar-se em Dublim. No caminho, é vítima de um assalto que o deixa sem qualquer quantia para sua subsistência.
Tentando sobreviver, Barry ingressa no Exército Britânico, e depois de participar de algumas batalhas, deserta, mas acaba capturado e recrutado pelo Exército da Prússia. Lá, ele se torna um espião a serviço do Capitão Potzdorf, relacionado para investigar as atividades de um certo Chevalier de Balibari. No entanto, Barry - que a esse ponto já havia assumido diversas outras identidades - descobre que o Chevalier também é um exilado, e ao invés de espioná-lo, decide auxiliá-lo em suas atividades com a elite européia.
Conhecendo agora os meios da aristocracia, Redmond Barry passa a ser o amante da adorável Senhora Lyndon, que está prestes a se tornar viúva. Quando isso acontece, eles se casam e Barry toma para si o sobrenome Lyndon. Aqui, o filme faz uma brusca pausa antes de seguir para a segunda metade, que mostra o declínio social do irlandês.
Já estabelecido na aristocracia, Barry Lyndon tem problemas com seu enteado, ao mesmo tempo em que tem seu próprio filho e cria dívidas insuportáveis. Ele traz sua mãe para gerir as contas da família, ao mesmo tempo em que trai a esposa constantemente e eleva o ódio do enteado, ao ponto que eles decidem travar um duelo. Barry Lyndon é ferido no duelo e passa a ser rejeitado por todos seus antigos amigos e, fadado ao oblívio, retira-se da elite.
Ficha Técnica
Título Original: Barry Lyndon
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 183 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1975
Estúdio: Hawk Films / Peregrine / Polaris
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick, baseado em livro de William Makepeace Thackeray
Produção: Stanley Kubrick
Música: Leonardo Rosenman e The Chieftains
Elenco
Ryan O'Neal (Barry Lyndon)
Marisa Berenson (Lady Lyndon)
Hardy Krüger (Capitão Potzdorf)
Steven Berkoff (Lorde Ludd)
Gay Hamilton (Nora Brady)
Marie Kean (Mãe de Barry)
Murray melvin (Reverendo Samuel Runt)
Premiações
- Ganhou 4 Oscars: Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora. Recebeu ainda outras 3 indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.
- Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme - Drama e Melhor Diretor.
Curiosidades
- Inicialmente Stanley Kubrick havia decidido por rodar as cenas de Barry Lyndon na Irlanda, mas teve que mudar os sets de filmagens para a Inglaterra pelo fato de seu nome ter sido incluído na lista de alvos do IRA, pelo fato de dirigir um filme sobre soldados ingleses na Irlanda.
- O diretor Stanley Kubrick optou por não utilizar luzes artificiais nas cenas noturnas de Barry Lyndon. Deste modo, foi utilizada uma lente especial que conseguia rodar cenas à noite precisando apenas da luz de uma simples vela.
- O figurino de Barry Lyndon, que inclusive ganhou o Oscar, é formado por roupas realmente confeccionadas no século XVIII.
Download:3ª Opção - Rapidshare
Links:
Parte 1 Barry.Lyndon.1975.DVDRip.CD1.avi [699.68 Mb]
Parte 2 Barry.Lyndon.1975.DVDRip.CD2.avi [699.79 Mb]
Parte 3 Barry.Lyndon.1975.DVDRip.CD3.avi [699.09 Mb]
Legenda 1ª Opção BarryLyndon.Leg.Pt.Esp.rar [92.1 Kb]
Legenda 2ª Opção Barry.Lyndon.1975.DVDRip.Subs.ENG.ESP.PT-BR.rar [106.4 Kb]
Download Capa. Procure em: 3Gpcell Covers
Aviso Importante: Neste post, todas as informações (inclusive de arquivos, imagens, links, etc) foram coletados pela net e são direitos autorais de seus respectivos proprietários. Por favor, se você julgar que os créditos são seus e não dei os devidos créditos para você. Deixe um comentário diretamente, se você gostaria que retire o que é legitimamente seu.
Vai baixar o Filme?
Não se esqueça de deixar o seu comentário.
Star Childrens Agradece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
* Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
* Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
Esteja ciente das Regras gerais sobre os comentários já postadas
OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.