728x90 AdSpace

­
  • Latest News

    2009-02-20

    Menino de Engenho








    Menino de Engenho

    Um menino é enviado para um engenho, onde será cuidado pelo avô e tios. Lá ele acompanha um período de mudanças no local. Dirigido por Walter Lima Jr. (A Ostra e o Vento) e com Antônio Pitanga no elenco.


    Brasil - 1965 - Drama - P&B - 110 min - 35mm

    Prêmio IV Centenário do Rio de Janeiro para melhor filme; melhor filme nos festivais de Teresópolis e Juiz de Fora; Prêmio Humberto Mauro; menção honrosa no I Festival de Brasília; representante oficial do Brasil no Festival de Karlovy Vary (Tchecoslováquia); melhor filme no Festival de Santarém (Portugal).

    Direção: Walter Lima Jr.
    Produção: Walter Lima Jr. e Glauber Rocha
    Roteiro: Walter Lima Jr., baseado no livro homônimo de José Lins do Rego
    Direção de fotografia: Reynaldo Barros
    Montagem: João Ramiro Mello
    Música: Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno e Pedro Santos
    Companhia produtora: Mapa Filmes
    Assistentes de direção: Paulo Melo e Júlio Bressane
    Cenografia e figurino: Álvaro Guimarães
    Som: Atlântida


    Elenco:
    Geraldo Del Rey (Tio Juca), Sávio Rolim (Carlinhos), Rodolfo Arena (José Paulino), Anecy Rocha (Tia Maria), Margarida Cardoso (Sinhazinha), Maria Lucia Dahl (Maria Lúcia), Antonio Pitanga (Zé Guedes) e Maria de Fátima (Clara)

    Sinopse:
    Paraíba, 1920. Após a morte da mãe, o menino Carlinhos vai viver com o avô e os tios no engenho Santa Rosa. Convivendo com os moleques e empregados da bagaceira, tem sua iniciação na vida amorosa e sofre sucessivas perdas e readaptações afetivas. Enquanto isso, testemunha a chegada de um novo tempo, representado pelo advento das usinas de açúcar. Quando chega a hora de partir para o colégio, ele não é mais o garoto inocente que chegou.
    Carlinhos presencia a chegada de um novo tempo, com mudanças que afetam a vida de todos e a própia história do Brasil, com a mudança econômica e social pela qual passa a produção canavieira, com a chegada de maquinas e modernas usinas de açucar. Carlinhos é um menino paraíbano e inocênte criado no interior sob a saia da mãe, até que esta morre, assassinada pelo pai do menino. O Pai é internado em um sanatório e o menino enviado ao engenho Santa Rosa aos cuidados dos avós e dos tios. No engenho Carlinhos descobre o mundo, as desigualdades sociais, a libertinagem, e até o amor. O menino vive no engenho uma vida tão desregrada, não aceitando a autoridade dos tios, que chega a contrair gonorréia e quase segue o bando de Antônio Silvino pelo cangaço. Como forma de frear sua rebeldia, o menino é enviado a um colégio...
    Adaptação do romance homônimo de José Lins do Rego, com elementos de outras obras do escritor dentro do chamado ciclo da cana-de-açúcar. O trem que corta a campina paraibana é um signo das transformações por que passa a produção canavieira e, por extensão, a vida dos personagens. O avô José Paulino, símbolo da resistência senhorial e do apego à natureza, contrasta simbolicamente com o tio Juca, homem ligado às ambições da modernidade industrial.

    O filme, profundamente influenciado pelo cinema de Humberto Mauro e John Ford, foi uma das estréias mais promissoras e um dos maiores sucessos populares do Cinema Novo. Inaugurou a carreira de Walter Lima Jr. prenunciando, desde já, sua fidelidade ao lirismo e ao tema do desejo como fator de conhecimento do mundo.

    Premiações
    - Ganhou uma Menção Especial, no Festival de Brasília.

    - Ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Santarém (Portugal).

    - Ganhou o Prêmio IV Centenário do Rio de Janeiro de Melhor Filme.

    - Ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Juiz de Fora.

    - Ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Teresópolis.

    - Ganhou o Prêmio Humberto Mauro.


    Curiosidades
    - Estréia de Walter Lima Jr. na direção.

    - Foi restaurado a partir de sua matriz original, pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro. Este trabalho durou 2 anos, tendo sido concluído em 2003.

    - Exibido na mostra Tesouros da Cinemateca, no Festival do Rio 2003.




    Download:






    Download Capa. Procure em: 3Gpcell Covers
    Aviso Importante: Neste post, todas as informações (inclusive de arquivos, imagens, links, etc) foram coletados pela net e são direitos autorais de seus respectivos proprietários. Por favor, se você julgar que os créditos são seus e não dei os devidos créditos para você. Deixe um comentário diretamente, se você gostaria que retire o que é legitimamente seu.
    Vai baixar o Filme?
    Não se esqueça de deixar o seu comentário.
    Star Childrens Agradece.




    Nota importante: Depois de baixar e juntar todas a partes renomeie o arquivo-único para : OEngenhoDeZeLins.avi
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    3 Comentários:


    Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
    São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

    * Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
    * Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
    * Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
    * Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
    Esteja ciente das Regras gerais sobre os comentários já postadas
    OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

    Item Reviewed: Menino de Engenho Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Scroll to Top