Cidade das Sombras (City of Ember)
A introdução não oferece muitos detalhes, mas um desastre está para atingir a Terra e a única forma de proteger os seres humanos é confinando-os em uma verdadeira metrópole criada no subterrâneo. Duzentos anos depois, os descendentes deles poderiam sair e voltar para o lado de fora. Para que pudessem saber essa hora exata, foram colocadas instruções detalhadas dentro de uma caixa, que conta com um contador que vai de duzentos até zero. Ela passa de mão em mão, mas acaba indo parar no fundo de um armário. Os duzentos anos já se passaram, mas ninguém faz idéia de que há um mundo do lado de fora do subterrâneo de Ember. A história passa a se desenrolar por Lina (Saoirse Ronan) e Doon (Harry Treadaway), dois jovens que acumulam preocupação com o gerador de energia que passa a falhar (afinal, já se passou o tempo programado para ele funcionar), a comida que começa a faltar (idem) e a conduta suspeita do prefeito Cole (Bill Murray). Por esta descrição, fica claro que “Cidade das Sombras” apresenta um cenário rico em ambientação e personagens, ao invés de pular logo para o seu recurso-chave, no caso, a caixa.
E que elenco tem “Cidade das Sombras”. Na liderança está a jovem Saoirse Ronan (indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Desejo e Reparação”), que faz o espectador amar seu personagem e, claro, acreditar nele. O ator Harry Treadaway não é ruim, só fica ofuscado pelo talento de Saoirse. Outro brilho forte vem de Bill Murray, no papel do prefeito corrupto de Ember. Num misto de ironia com pura maldade, ele cria um personagem memorável. Talvez não se esperasse que o personagem “crescesse” tanto, já que é no mínimo decepcionante que ele termine da forma que termina, mas não vou contar. Até Martin Landau, num papel menor, também atinge a memorabilidade em “Cidade das Sombras”.
Acredito que este tenha sido o filme com que mais me surpreendi nos últimos tempos. Há lugar para seqüências, já que a série de livros sobre Ember continua, mas se depender dos números de bilheteria dos Estados Unidos, as chances são mínimas. Quem sabe o filme não serve de cartilha para quem anda fazendo filme de fantasia por aí e precisa aprender a imergir o espectador em seu mundo.
Cidade das Sombras (City of Ember, 2008), 95 min.
Direção: Gil Kenan
Roteiro: Caroline Thompson (roteiro), Jeanne Duprau (livro)
Com: Saoirse Ronan, Bill Murray, Tim Robbins, Mackenzie Crook, Martin Landau, Toby Jones, Mary Kay Place, Marianne Jean-Baptiste, Harry Treadaway, Liz Smith, Lucinda Dryzek, Kate Dickie, Simon Kunz, Frankie McCafferty, Ian McElhinney.
Download:
Parte 01 City of Ember (2008)-DVD
Parte 02 City of Ember (2008)-DVD
Parte 03 City of Ember (2008)-DVD
Parte 04 City of Ember (2008)-DVD
Parte 05 City of Ember (2008)-DVD
Parte 06 City of Ember (2008)-DVD
Parte 07 City of Ember (2008)-DVD
Parte 08 City of Ember (2008)-DVD
0 Comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
* Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
* Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
Esteja ciente das Regras gerais sobre os comentários já postadas
OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.