2008-12-10

Sleepers: A Vingança Adormecida 1996


Em 1967, eles eram apenas quatro meninos em busca de diversão. Anos depois, eram quatro homens envolvidos numa vingança. A ternura inocente da infância e a violência do submundo nova-iorquino são magistralmente reunidos em SLEEPERS, de Lorenzo Carcaterra. O livro, baseado em experiências vividas pelo autor, mostra a transformação da ingenuidade infantil num rancor assassino. O tom inicial de SLEEPERS é nostálgico. Como num livro de memórias, o autor recorda com saudade as brincadeiras e aventuras vividas ao lado da turma de amigos na região do Hell's Kitchen, em Nova York. Travessuras juvenis, descobertas adolescentes, correrias ingênuas nas ruas controladas por mafiosos, pelo simples amor ao perigo. Eram quatro companheiros inseparáveis, que recebem nomes fictícios na trama. Michael, 12 anos - o mais velho da turma -, era o líder informal que adorava livros de aventuras. Tommy, 11, o gorducho ruivo apaixonado por quadrinhos. John, 11, era pobre, mas espirituoso, e queria ser artista. Shakes, 9, era o mascote que vivia nas bibliotecas e falava muito.


Sleepers (versão portuguesa Sentimento de Revolta . No Brasil, A vingança adormecida), é um filme de drama dos Estados Unidos de 1996, realizado por Barry Levinson.

Nos anos 60 quatro adolescentes que viviam em Hell's Kitchen, em Nova York, ferem acidentalmente uma pessoa gravemente. Eles são condenados a ir para um centro de reabilitação juvenil, onde são humilhados de todas as formas possíveis, tendo inclusive sofrido abusos sexuais dos guardas. No início dos anos 80, dois deles encontram por acaso em um bar o guarda (Kevin Bacon) que mais os humilhou. Nesta hora a vingança dos quatro amigos tem seu início.
Em 1967, eles eram apenas quatro meninos em busca de diversão. Anos depois, eram quatro homens envolvidos numa vingança. A ternura inocente da infância e a violência do submundo nova-iorquino são magistralmente reunidos em SLEEPERS, de Lorenzo Carcaterra. O livro, baseado em experiências vividas pelo autor, mostra a transformação da ingenuidade infantil num rancor assassino. O tom inicial de SLEEPERS é nostálgico. Como num livro de memórias, o autor recorda com saudade as brincadeiras e aventuras vividas ao lado da turma de amigos na região do Hell's Kitchen, em Nova York. Travessuras juvenis, descobertas adolescentes, correrias ingênuas nas ruas controladas por mafiosos, pelo simples amor ao perigo. Eram quatro companheiros inseparáveis, que recebem nomes fictícios na trama. Michael, 12 anos - o mais velho da turma -, era o líder informal que adorava livros de aventuras. Tommy, 11, o gorducho ruivo apaixonado por quadrinhos. John, 11, era pobre, mas espirituoso, e queria ser artista. Shakes, 9, era o mascote que vivia nas bibliotecas e falava muito. De repente, o relato saudosista ganha cores tristes: uma travessura aparentemente inofensiva, mas que quase provoca a morte de um homem, é o ponto de partida da viagem dos jovens pelo inferno. Presos, os quatro meninos são condenados a passar um ano no terrível reformatório Wilkinson, onde sofrem todo o tipo de violência. São estuprados e surrados pelos guardas, torturados, atirados em celas infestadas de ratos. O tempo passa, e os quatro se tornam homens livres. Porém, carregam as marcas dos momentos de sofrimento que mudaram radicalmente suas vidas. Tommy e John, os mais afetados pela violência sofrida em Wilkinson, se transformam em assassinos profissionais, dispostos a fazer seus algozes pagarem pelas humilhações que impunham aos meninos da instituição. Michael torna-se promotor público e se depara com a chance de tomar parte na vendeta, ajudando a inocentar os velhos amigos. Shakes - o próprio Carcaterra - é jornalista e cronista dos acontecimentos de SLEEPERS, um thriller de narrativa emocionante do começo ao fim. Dos quatro protagonistas, restam apenas dois: Lorenzo Carcaterra e o advogado, que vive anônimo na Europa. Os outros morreram de forma violenta há alguns anos. O autor, casado com a editora-executiva da revista People, com quem tem duas filhas, também escreve roteiros.
Elenco
Kevin Bacon (Sean Nokes)
Robert De Niro (Padre Bobby)
Billy Crudup (Tommy Marcano)
Jonathan Tucker (Tommy Marcano - jovem)
Ron Eldard (John Reilly)
Geoffrey Wigdor (John Reilly - jovem)
Minnie Driver (Carol Martinez)
Vittorio Gassman (King Benny)
Sean Patrick Reilly (King Benny - jovem)
Dustin Hoffman (Danny Snyder)
Terry Kinney (Ralph Ferguson)
Frank Medrano (Fat Mancho)
Jason Patric (Lorenzo)
Brad Pitt (Michael Sullivan)
Brad Renfro (Michael Sullivan - jovem)
Joseph Perrino (Shakes)
Bruno Kirby (Pai de Shake)
Casandra Brooks (Mãe de John Reilly)
Ben Hammer (Juiz Weisman)
Aida Turturro (Sra. Salina)

Ficha Técnica
Título Original: Sleepers
Género: Drama
Tempo de Duração: 147 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1996
Site Oficial: http://sleepers.warnerbros.com/
Estúdio: PolyGram Filmed Entertainment / Baltimore Pictures / Propaganda Films
Distribuição: Warner Bros. / PolyGram Filmed Entertainment
Realizador: Barry Levinson
Argumento: Barry Levinson, baseado no livro de Lorenzo Carcaterra
Produção: Steve Golin e Barry Levinson
Música: John Williams
Fotografia: Michael Ballhaus
Desenho de Produção: Kristi Zea
Direcção de Arte: Tim Galvin
Guarda-Roupa: Gloria Gresham
Edição: Stu Linder
Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic

Prémios e nomeações
Recebeu uma nomeação ao Óscar, na categoria de Melhor Banda Sonora.

Links Download:

Starchildrens Collector's Movies


Aviso Importante: Neste post, todas as informações (inclusive de arquivos, imagens, links, etc) foram coletados pela net e são direitos autorais de seus respectivos proprietários. Por favor, se você julgar que os créditos são seus e não dei os devidos créditos para você. Deixe um comentário diretamente, se você gostaria que retire o que é legitimamente seu

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
* Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
* Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
Esteja ciente das Regras gerais sobre os comentários já postadas
OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.