Quatro irmãos mudam-se com sua mãe para um pequeno apartamento em Tóquio, sendo que todos têm pais diferentes. As crianças nunca foram à escola e apenas o filho mais velho entra caminhando normalmente no novo apartamento, com os outros chegando escondidos em malas. Ninguém pode ficar sabendo que mais de três pessoas vivem ali, sob o risco de serem expulsos, por serem uma família pobre e a mãe não ter condições de um lugar maior.
A interpretação do personagem Akira deu ao jovem Yagira Yuya o prêmio de melhor ator no último Festival de Cannes, onde o filme concorreu à Palma.
Narrado em tom documental, o filme é perturbador. Seguindo a cronologia das estações do ano, Hirokazu vai mostrando a degradação física das crianças abandonadas pela mãe. Na medida em que elas crescem, vão ficando mais magras, sujas e num local que se aproxima cada vez mais de um chiqueiro, sem água, sem luz e sem gás, cortados por falta de pagamento.
A comparação com situações vividas por outras crianças no Japão e em outros lugares do mundo é inevitável. A mulher é mãe solteira, os filhos têm pais diferentes que não assumiram os filhos e as crianças sequer estão matriculadas numa escola.
O título diz tudo: Ninguém Sabe, do abandono das crianças por parte da mãe e da responsabilidade que é para o mais velho ter de cuidar das restantes. E ninguém sabe porque Akira, a criança mais velha (com apenas 12 anos) era a única que aparecia na rua e que era vista pelos vizinhos. Ninguém sabia da existência das outras crianças...
Nobody Knows é levemente baseado num acontecimento real, no entanto, bem mais dramático do que o retrato apresentado pelo realizador Hirokazu Koreeda, que ainda assim, amacia um pouco os acontecimentos. O cineasta japonês traça o retrato dos dias longos e dificeis das crianças e da crueldade a que estão sujeitas sem o apoio materno.
O filme é perturbador e muito envolvente.Com a partida dessa mãe, acompanhamos a saga desse pequeno herói, Akira. Torcendo por ele. Pois ele faz de tudo para ser o pai e a mãe de seus irmãos. Ele tenta, com toda a sua frágil força. Com aquilo que ele sabe fazer. Mas que ainda é uma criança. Mesmo assim, ele segue adiante, errando e aprendendo.
Me vi também segurando aquelas mãos trêmulas no finalzinho. Não deu para segurar as lágrimas. Bravo, Akira! Foste um grande herói!
Elenco:
Yuya Yagira (Akira)
Ayu Kitaura (Kyoko)
Hiei Kimura (Shigeru)
Momoko Shimizu (Yuki)
Hanae Kan (Saki)
You (Mãe)
Kazumi Kushida
Yukiko Okamoto
Sei Hiraizumi
Ryo Kase
Takako Tate
Yuichi Kimura
Kenichi Endo
Susumu Terajima
Ficha Técnica:
Título Original: Dare Mo Shiranai
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 141 minutos
Ano de Lançamento (Japão): 2004
Site Oficial: www.daremoshiranai.com
Estúdio: Bandai Visual Co. Ltd. / c-style / Engine Film Inc. / TV Man Union / Cine Qua Non Films
Distribuição: IFC Films / Imovision
Direção: Hirokazu Koreeda
Roteiro: Hirokazu Koreeda
Produção: Hirokazu Koreeda
Música: Gontiti
Fotografia: Yutaka Yamasaki
Desenho de Produção: Toshihiro Isomi e Keiko Mitsumatsu
Edição: Hirokazu Koreeda
Som: Yutaka Tsurumaki
Diretor: Hirokazu Koreeda
Roteiro: Hirokazu Koreeda
País de Origem: Japão
Link IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0408664/
Dados do Arquivo:
Download:
Links:
Download Capa. Procure em: 3Gpcell Covers
Busca de legenda: Clike na foto abaixo
Aviso Importante: Neste post, todas as informações (inclusive de arquivos, imagens, links, etc) foram coletados pela net e são direitos autorais de seus respectivos proprietários. Por favor, se você julgar que os créditos são seus e não dei os devidos créditos para você. Deixe um comentário diretamente, se você gostaria que retire o que é legitimamente seu.
Vai baixar o Filme?
Não se esqueça de deixar o seu comentário.
Star Childrens Agradece.
Nobody Knows é um filme muito comovente, por vezes houve momentos em que me despertaram lagrimas e intristeceu na maneira que milhares de crianças estão nas mesmas situações neste preciso momento...!
ResponderExcluirFoi simplesmente surpreendente, sugiro a todos que o vejam
e reflitam na vida e o impacto que esta por vezes nos pode trazer ...
Ana M.