728x90 AdSpace

­
  • Latest News

    2009-03-09

    A Procura da Felicidade









    The Pursuit of Happyness (À procura da felicidade) é um filme do gênero drama, dirigido por Gabriele Muccino e com roteiro baseado em uma história real.
    Chris Gardner é um chefe e pai de família que enfrenta muitas dificuldades financeiras, vendendo aparelhos médicos que ninguém quer comprar por serem muito caros. Consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe remuneração pelos serviços prestados, porém, persiste pois acredita que poderá ser futuramente contratado. A mulher o abandona e ele é obrigado a tomar conta sozinho do filho de apenas cinco anos de idade. Em meio a todas os problemas, eles são despejados do apartamento onde vivem por falta de pagamento, e têm de dormir em metrôs, banheiros públicos e asilos.
    Embora muitos diretores tenham manifestado interesse em filmar À Procura da Felicidade depois de terem lido o roteiro de Conrad, foram Smith e Lassiter que sugeriram o nome de Gabriele Muccino, independente do fato de ele nunca ter dirigido um filme em língua inglesa. O filme de Muccino, O Último Beijo (L’Ultimo Bacio), ganhou um prêmio Escolha da Audiência de Sundance em sua estreia na edição do festival de 2002, e seu filme seguinte, Lembra de Mim (Ricordate di Me), com Monica Bellucci, foi aclamado por críticos de cinema do mundo todo. “Eu tinha assistido aos dois últimos filmes italianos do Gabriele e fiquei realmente atraído pela sua compreensão da complexidade das emoções humanas e o modo como as traduz nos seus filmes”, conta Smith.
    E Lassiter acrescenta: “Quando nos reunimos com Gabriele em Paris, ele ficou apaixonado pelo material. Mas o que nos convenceu, foi ouvi-lo dizer: ‘Vocês, americanos, não entendem o sonho americano. Para realmente se apreciar a essência do sonho americano, é preciso ser estrangeiro.’ Foi quando percebemos que sua visão do sonho americano seria original e diferente, o que acrescentaria um toque único.”
    “Assim que Gabriele disse que os americanos não sabem dar valor ao sonho americano, ele me conquistou”, conta Smith. “Eu fiquei intrigado em ver um olhar não-americano registrando os aspectos bonitos e os não tão bonitos dessa história.
    A atitude de Muccino impressionou até o produtor Todd Black. “Quando eu conheci Gabriele na casa do Will e lhe disse, ‘Você não é americano e esta é uma história americana.’ Ele me olhou e respondeu: ‘Não é apenas uma história americana; é uma história universal. Há desabrigados no mundo todo. Poderia acontecer com qualquer um.’ Gabriele teve a sensibilidade para perceber que o filme atingiria todas as pessoas do mundo inteiro. A idéia de se sacudir a poeira, dar duro e conseguir se levantar graças ao seu esforço e perseverança — e isso se aplica a qualquer ser humano, não só aos americanos.”
    Para Muccino, o arco de À Procura da Felicidade era atraente em um nível ainda mais fundamental. “O que mais me atraiu foi a tentativa desesperada do personagem para sobreviver e como a coisa mais importante para ele era proteger o filho. Chris suporta coisas inimagináveis e, ainda assim, garante que nem os piores momentos prejudiquem a vida do seu filho. É, basicamente, a jornada dessa família — um périplo desesperado, infeliz e real que se torna épico, simplesmente porque toca em tantos valores universais.”
    Acerca do trabalho com Smith, Muccino comenta que “Will tem um estilo totalmente honesto. Ele exige que tudo seja diferente, dramático e muito realista. Foi um prazer levá-lo nessa jornada. Tivemos uma relação fantástica. Eu aprendi muito com ele e, espero que ele também tenha aprendido alguma coisa comigo.”
    No início da produção, os cineastas começaram a discutir a importância do ator que interpretaria o filho de cinco anos de Chris Gardner. Eles entrevistaram mais de cem meninos. “Até conhecermos Jaden Smith, e foi tiro e queda”, conta Blumenthal. “Jaden era o garoto. Ele era 100% sincero, honesto e espontâneo. Nós simplesmente escalamos a melhor pessoa para o papel!”
    Jaden Christopher Syre Smith é também o filho de sete anos de Will Smith e Jada Pinkett Smith.
    O produtor Lassiter admite que “Contratar Gabriele foi uma aposta arriscada, mas nem tanto quando escalar Jaden Smith no papel de Christopher. Apostamos alto, pois caso Jaden não se mostrasse à altura, pareceria nepotismo.”
    Pai orgulhoso, Smith não tinha a menor dúvida da capacidade do filho. “O moleque roubou todas as nossas cenas juntos. Eu não gosto disso. Ainda bem que ele é meu filho, porque se fosse o filho de outro, eu teria de cortá-lo do filme.”
    Em um aspecto ainda mais sério, ele acrescenta: “De início, havia a preocupação de que, sendo pai dele, eu teria dificuldade em me concentrar nas cenas em que contracenávamos. Mas a realidade foi totalmente diferente. Quando eu via nos olhos do Jaden a dor e a raiva que o pequeno Christopher estava sentindo naquele momento, isso acrescentava ainda mais realismo à cena, porque eu sentia que o estava decepcionando como pai. Eu fiquei completamente tomado pela emoção.”
    Muccino gostou da ligação e também da naturalidade e da química espontânea que Smith e o filho compartilhavam longe das objetivas e estava decidido a registrá-la com suas câmeras. “O melhor exemplo disso são as piadas do ‘Toc-Toc’ no final do filme. Elas não constavam do roteiro original. Até que um dia, eu ouvi Jaden contar a piada do ‘Toc-Toc’ durante os ensaios. Achei que seria uma boa idéia para apresentar a leveza do filme e também seria um reflexo do estado de espírito do menino. Embora ele e o pai estejam enfrentando um inferno, ele continua sorrindo e contando piadas, o que mostra que continua intocado — prova de que o pai o está protegendo. O filme termina com uma piada ‘Toc-Toc’.”
    Encontrar a atriz certa para o papel-chave de Linda era crucial. Os cineastas procuravam uma atriz forte, à altura dos diversos momentos emocionais presentes na história. Ela precisava ser uma mãe afetuosa e compassiva que começa como a provedora do sustento da família. Ela precisava convencer no papel de alguém tão infeliz, cuja única escolha era deixar a família para procurar uma vida melhor sozinha.
    Thandie Newton, elogiadíssima em sua atuação no filme vencedor do Oscar® de Melhor Filme, Crash - No Limite (Crash), foi escolhida para interpretar Linda, uma mãe que acaba deixando o filho aos cuidados do pai. “Depois de vê-la em Crash e de conhecê-la pessoalmente”, conta Black, “todos concordamos que Thandie seria capaz de transmitir o dilema de Linda de uma maneira que outras atrizes talvez não conseguissem.”
    Newton tinha sua própria visão acerca da história. “Eu fiquei muito emocionada com a força do amor deste pai — não só pelo filho — mas também sua crença e seu amor por si mesmo. Ele não queria abandonar o filho como tinha sido abandonado quando era criança”, conta ela. “É uma história de otimismo e esperança, a despeito da situação difícil enfrentada por eles.”
    Na criação de Linda, Newton teve uma visão única. “Através da minha experiência anterior e também da vida, eu sei que o estado de saúde mental e a depressão podem realmente fazer com que uma pessoa sinta que não conseguirá lidar com a situação. Duvido que a maioria suportasse a situação dessa família. Eu, certamente, não suportaria. É muito importante que o público sinta toda a dor de Linda no momento em que ela abandona a família.”
    Uma vez que Linda era uma personagem nova escrita para o filme, Newton teve um pouco mais de liberdade na criação do seu papel. “Linda é uma personagem de ficção, e por isso, eu pude criar o que considerei adequado dentro do contexto da história. Foi um desafio, mas fiquei muito satisfeita com os resultados.”
    Em À Procura da Felicidade, da Columbia Pictures, Chris Gardner (Will Smith) é um vendedor inteligente e talentoso sem um emprego regular. Lutando com esforço para se sustentar, Gardner e seu filho de cinco anos são despejados de seu apartamento em São Francisco, sem ter para onde ir. Quando Gardner consegue um estágio em uma respeitada corretora de títulos e valores, ele e o filho passam por inúmeras dificuldades, incluindo morar em um abrigo, à procura do sonho de conseguir uma vida melhor para os ambos.


    Elenco
    Will Smith .... Chris Gardner
    Jaden Smith .... Christopher
    Thandie Newton .... Linda
    Brian Howe .... Jay Twistle
    James Karen .... Martin Frohm
    Dan Castellaneta .... Alan Frakesh
    Kurt Fuller .... Walter Ribbon
    Takayo Fischer .... sra. Chu
    Domenic Bove .... Tim Ribbons
    Scott Klace .... Tim Brophy
    Mark Christopher Lawrence .... Wayne
    Kevin West .... o maior pai do mundo


    Prêmios e indicações
    Oscar 2007 (EUA)

    Indicado na categoria de Melhor Ator (Will Smith).

    Capri, Hollywood - Kimbo International Film Festival 2006 (Itália)

    Recebeu o Prêmio Capri na categoria de Filme do Ano.

    Globo de Ouro 2007 (EUA)

    Indicado nas categorias de Melhor Ator - Drama (Will Smith) e Melhor canção - Cinema (A Father's Way).

    Curiosidades
    O título original contém a grafia incorreta da palavra happiness, substituindo a letra I por Y; este erro foi intencional, sendo uma referência a uma cena importante do filme.
    Jaden Smith, que faz o papel de Christopher, é filho de Will Smith na vida real, com a atriz Jada Pinkett Smith.
    Moradores de rua foram contratados como extras para as filmagens.
    O verdadeiro Chris Gardner e seu filho são vistos em uma pequena ponta no fim do filme, cruzando o caminho de seus intérpretes.
    O diretor italiano Gabriele Muccino foi indicação de Will Smith, que havia assistido O último beijo (2001) e Ricordati di me (2003) a havia gostado muito.


    1ª OpçãoDownload:Edonkey
    Links:


    Baixar Filme A Procura da Felicidade[ENG].DVDrip.avi[700.29 Mb]

    Legenda LEGENDA - A Procura da Felicidade.rar [32.7 Kb]



    Download Capa. Procure em: 3Gpcell Covers
    Aviso Importante: Neste post, todas as informações (inclusive de arquivos, imagens, links, etc) foram coletados pela net e são direitos autorais de seus respectivos proprietários. Por favor, se você julgar que os créditos são seus e não dei os devidos créditos para você. Deixe um comentário diretamente, se você gostaria que retire o que é legitimamente seu.
    Vai baixar o Filme?
    Não se esqueça de deixar o seu comentário.
    Star Childrens Agradece.


    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 Comentários:

    Postar um comentário


    Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
    São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

    * Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
    * Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
    * Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
    * Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
    Esteja ciente das Regras gerais sobre os comentários já postadas
    OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

    Item Reviewed: A Procura da Felicidade Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Scroll to Top