Le souffle au cœur (O sopro no coração ) é um filme de co-produção francesa, alemã e italiana de 1971, do gênero drama, dirigido por Louis Malle. É considerado uma das obras mais polêmicas de Malle, pois lida com o tema do incesto.
A fotografia é de Ricardo Aronovich e a trilha sonora de Sidney Bechet e Charlie Parker.
Na França dos anos 1950, Laurent Chevalier é um jovem de quinze anos, filho de uma famíla burguesa de Dijon. Ele passa boa parte do seu tempo ouvindo álbuns de Charlie Parker e lendo tudo o que lhe cai na mão. Seus irmãos Thomas e Marc levam o rapaz para um bordel, forçando seu a perder a virgindade. Mas antes do rito de passagem se concretizar, descobre-se que ele tem um sopro no coração, sendo então enviado a uma clínica para tratamento. Clara, sua mãe, o acompanha e, com todo o tempo disponível, ela acaba por se envolver no amadurecimento do filho.
Quem mais poderia fazer um filme sobre incesto e tratá-lo sem culpa alguma na visão de seus personagens? Fazer com que esse amor acontecesse naturalmente sem que uma grande tragédia os marcasse? Só mesmo Louis Malle seria capaz de uma tarefa como essa, trabalhar cada centímetro da história com sensibilidade, dar a cada cena a simplicidade e lisura necessárias.
Laurent aproxima-se de completar quinze anos, a França anda polvorosa com a guerra na Indochina, mas esse garoto está mais preocupado em ouvir seus discos de jazz, mergulhar na leitura de Camus e outros, e principalmente exercitar sua sexualidade descobrindo tudo o que a ele ainda é um mistério. Os irmãos mais velhos abusam, brincam e zombam, mas são uma espécie de vitrine para sua vida, vivem tudo aquilo que está prestes a acontecer com Laurent (mulheres, dirigir carros, festas, cigarro e bebidas).
Com o pai nunca se deu bem, sempre incompreendido; já com a mãe vive uma afinidade estranha, uma relação que vai além do amor materno. A mãe vive em busca de uma felicidade que só pode alcançar numa vida aventureira, num tom de liberdade maior, que não encontra no casamento burguês. Quando uma moléstia no coração (um sopro) atinge Laurent, parte com a mãe para tratar-se numa estação climática. É um tempo onde se abrem definitivamente as portas de sua sexualidade e Laurent diverte-se com sua adolescência, ao invés de sofrer por não entendê-la.
A cena na banheira é crucial (Lea Massari translumbrante), poderia ela resumir e resgatar tudo o que Malle esforçou-se a dar ao filme. Sem dúvida trata-se de uma outra época muito mais romântica e interessante, porém com menor grau de informação. A vida evolui, os tabus permanecem, e todos os medos, anseios e desejos, esses continuam a brotar na mesma época, da mesma forma. Um amor como esse é um escândalo, aos olhos dos que não viveram o sentimento, Laurent e Clara sabem como guardar esse momento sem contaminar suas vidas.
Elenco principal
Benoît Ferreux .... Laurent Chevalier
Lea Massari .... Clara Chevalier
Daniel Gélin .... Charles Chevalier
Michael Lonsdale .... Père Henri
Fabien Ferreux .... Thomas
Marc Winocourt .... Marc
Gila von Weitershausen .... Freda
Ave Ninchi .... Augusta
Principais prêmios e indicações
Oscar 1973 (EUA)
Indicado na categoria de melhor roteiro original.
Festival de Cannes 1971 (França)
Indicado à Palma de Ouro.
KCFCC Award 1973 (Kansas City Film Critics Circle Awards, EUA)
Vencedor na categoria de melhor filme estrangeiro.
Fórum StarChildren's » Drama » Le souffle au cœur - O Sopro do Coração (1971)
Baixei o filme, mas vc poderia me passar a senha e, um outro link para a legenda ? obrigada e aguardo retorno
ResponderExcluirAna
Baixei o filme, mas vc poderia me passar a senha e, um outro link para a legenda ? obrigada e aguardo retorno
ResponderExcluirAna
Encontrei esta legenda em portugues, nao conferi se está correta, mas segue a sugestao!
ResponderExcluirhttp://www.opensubtitles.org/pt/subtitles/3521467/souffle-au-coeur-le-pb
Senha Password: oldscot
ResponderExcluirbom
ResponderExcluirA senha correta é : storno, pode colocar que dá certo...
ResponderExcluir