728x90 AdSpace

­
  • Latest News

    2009-02-27

    L’Enfant - A Criança











    Ficha Técnica:
    Título Original: L'Enfant
    Gênero: Drama
    Tempo de Duração: 95 minutos
    Ano de Lançamento (Bélgica / França): 2005
    Site Oficial: http://www.sonyclassics.com/thechild
    Estúdio: Canal+ / Les Films du Fleuve / Wallimage / Eurimages / Archipel 33 / arte France Cinéma / Centre du Cinéma et de l'Audiovisuel de la Communauté Française de Belgique / Loterie Nationale de Belgique / Centre National de la Cinématographie
    Distribuição: Celluloid Dreams
    Direção: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
    Roteiro: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
    Produção: Denis Freyd, Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
    Fotografia: Alan Marcoen
    Desenho de Produção: Igor Gabriel
    Figurino: Monic Parelle
    Edição: Marie-Hélène Dozo


    Elenco:
    Jérémie Renier (Bruno)
    Olivier Gourmet (Policial)
    Débora François (Sonia)
    Jérémie Segard (Steve)
    Fabrizio Rongione


    Premiações:
    * Recebeu 4 indicações ao César, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Revelação Feminina (Déborah François).
    * Recebeu 2 indicações ao European Film Awards, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Ator (Jérémie Renier).
    * Ganhou a Palma de Ouro, no Festival de Cannes.


    Curiosidades:
    * A Criança é o 2º filme pelo qual os irmãos Dardenne ganharam a Palma de Ouro. O anterior foi Rosetta (1999).
    * Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2005.


    Mantendo o pano de fundo dos reveses das classes baixas da Bélgica industrial, os irmãos Dardenne conseguem com “L’Enfant” um resultado mais acessível que os anteriores “Rosetta” e “Le Fils”. O que não quer dizer necessariamente melhor. Em 2005, em Cannes, “L’Enfant” recebeu a Palma de Ouro, “Rosetta” recebeu o mesmo prémio na edição de 1999, mas, para mim, “Le Fils” continua a ser o trabalho mais forte e mais coeso dos Dardenne.
    Sonia (Deborah Francois), uma jovem de 18 anos, regressa a casa depois do nascimento do seu filho, Jimmy, para descobrir que o namorado Bruno (Jérémie Renier) sub-alugou o seu apartamento enquanto ela estava no hospital a dar à luz e ele dormia num abrigo. Num tom de hábito, Sonia perdoa Bruno, com a condescendência de quem espera pouco mais dele. Bruno é um pequeno criminoso, sem amigos (apenas cúmplices), que faz uso de jovens para levar a cabo os seus pequenos golpes. Mas a Bruno falta-lhe engenho e ambição, os seus pequenos meios chegam para os seus pequenos fins, e a sua despreocupação com o dinheiro “ganho” nunca o fará chegar mais longe.



    A vida de Bruno é feita de objectos, um casaco, uma máquina fotográfica, um chapéu. Tudo pode ser trocado, vendido, comercializado. É com essa frieza que Bruno aproveita a oportunidade de vender o seu filho para adopção por 5.000 euros.
    Bruno e Sonia vivem uma relação imatura. A constante postura de Bruno de pedido de desculpas, encontra em Sonia uma receptividade de quem quer muito ser amada e que, por isso, tudo aceita. Mas a cega confiança que Sonia deposita nele é destruída, num misto de incompreensão e raiva, com o desaparecimento de Jimmy.
    Sonia é a única pessoa a quem Bruno parece conseguir ligar-se, é por ela que ele volta atrás. E é através do seu companheiro de assaltos de 14 anos, Steve (Jérémie Segard), que Bruno tenta remediar as consequências do seu comportamento e a sua indiferença para com Jimmy.



    Os Dardenne não constroem convincentemente em Bruno uma personagem tão dura e fria que torne credível a venda do seu filho com base num impulso. Além disso, o permanente silêncio desse recém-nascido torna-o quase ausente na história, como um boneco. No cinema realista e humanista dos Dardenne, este tipo de pormenores é indesculpável. Por outro lado, Bruno não demonstra um fio de sentimento pelo filho (o mais próximo a isso que ele parece conseguir chegar é ao dar-se conta de que isso lhe falta). Ao contrário do filme “Tsotsi”, onde um bebé muda o rumo do protagonista, a redenção de Bruno é muito pouco merecida.
    Mas, em contrapartida, a mão dos Dardenne não falha no que toca a mostrar o mais escuro da condição humana com um toque devastadoramente leve. O ambiente das ruas, do tráfego, das luzes florescentes, engolem estas personagens sujas e de roupas velhas tornando-as invisíveis. As opções de confronto fogem ao habitual histerismo, e a falta de maturidade para verbalizar os confrontos permite soluções mais emocionais, mas nem por isso menos brutais.
    Bruno passeia um carrinho de bebé vazio, tal como passeia uma moto avariada, símbolos das suas falhas humanas. Do que lhe falta ainda crescer, porque é ele a verdadeira criança desta história. E todo o crescimento é feito com dor.


    Na realidade, a criança mencionada no título do filme não é de facto o bébé mas sim o pai. Bruno é um caso exemplar do síndroma Peter Pan, alguém que se recusa a crescer, aqui amplificado por uma adolescência delinquente na qual aprendeu a sobreviver sem necessitar tornar-se num membro produtivo da sociedade. Não chega a ser um verdadeiro criminoso, porque apesar da idade as suas ambições continuam as mesmas. Quando chega Jimmy a pressão torna-se demasiado sufocante e há que encontrar de novo uma forma de respirar. Só que no decurso destes dias, Bruno, numa magnifica e contida interpretação de Jérémie Renier (o rapaz de La Promesse), vai finalmente de encontro à maturação, algo que sempre evitou, mas que agora chega abruptamente de um modo irremediável. E até fatalmente tarde, quando os erros que cometeu começam a conglomerar-se numa avalanche, à qual não pode escapar como antigamente.
    Mais uma obra que ao nunca querer tomar partidos ou apontar o que é correcto, deixa um sentimento ambivalente de culpa e personalização dos acontecimentos. L’Enfant é um comovente e cruel conto do real, onde a ficção nunca o é.




    Download:
    Links:


    Filme L'Enfant.French.Dvdrip.avi[701.95 Mb]

    Legenda Legenda



    Download Capa. Procure em: 3Gpcell Covers
    Aviso Importante: Neste post, todas as informações (inclusive de arquivos, imagens, links, etc) foram coletados pela net e são direitos autorais de seus respectivos proprietários. Por favor, se você julgar que os créditos são seus e não dei os devidos créditos para você. Deixe um comentário diretamente, se você gostaria que retire o que é legitimamente seu.
    Vai baixar o Filme?
    Não se esqueça de deixar o seu comentário.
    Star Childrens Agradece.


    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    1 Comentários:


    Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
    São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

    * Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
    * Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
    * Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
    * Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
    Esteja ciente das Regras gerais sobre os comentários já postadas
    OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

    Item Reviewed: L’Enfant - A Criança Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Scroll to Top