728x90 AdSpace

­
  • Latest News

    2009-02-06

    A Caminho de Kandahar


    FICHA TÉCNICA:
    A Caminho de Kandahar (Safar É Ghandehar, Irã, 2001)
    Direção: Mohsen Makhmalbaf
    Roteiro: Mohsen Makhmalbaf
    Elenco: Niloufar Pazira, Hassan Tantai e Sadou Teymouri.
    Gênero: drama/documentário
    Duração: 85 minutos

    A caminho de Kandahar, um flash da realidade

    por Beth Andalaft (07/12/2001)

    A Caminho de KandaharMisto de documentário e drama, A Caminho de Kandahar (Safar É Ghandehar) chega em boa hora ao circuito comercial de cinema. Já apresentado na Mostra BR de Cinema, o filme de Mohsen Makhmalbaf (de Moment of Innocence, The Silence e Testing Democracy) dá uma idéia do que ocorre no momento no Afeganistão. A guerra atual, dos Estados Unidos contra o terrorismo do Taleban, provocou ainda mais danos num país já destruído.

    A Caminho de Kandahar mostra um momento anterior, mas a devastação já é total no Afeganistão. Não há comida, escolas, saúde, liberdade. Ao contar a história de Nafas (Niloufar Pazira), a jornalista afegã refugiada no Canadá, que tenta retornar ao Afeganistão, para impedir o suicídio da irmã mais jovem, Makhmalbaf faz um documentário sobre a situação daquele país.

    Cena de A Caminho de KandaharAssim, o espectador verá que não existe qualquer tipo de diversão, as mulheres subjugadas pelo burka (o vestido que cobre o corpo inteiro), sem direito a nada. Até mesmo quando estão doentes não podem ser examinadas por um médico. A consulta se dá com a paciente por detrás de um tecido, no qual há uma abertura, para que o médico possa examinar os olhos ou a língua da paciente. Ela sequer pode falar com ele, só o faz por meio de um intermediário, geralmente uma criança.

    Cena de A Caminho de KandaharBonecas minadas - As crianças são outras grandes vítimas. Os campos ainda minados, de guerras anteriores, mutilam corpos. As meninas são vítimas das pequenas bonecas minadas, que explodem em suas mãos ou pés. Nafas, a personagem, está tentando voltar a Kandahar, cidade mais importante do Afeganistão, depois da capital Cabul, justamente para impedir a irmã de se suicidar. Ela quer morrer porque perdeu as pernas ao pisar em uma das bonecas minadas.

    Cena de A Caminho de KandaharMas há outros mutilados. A cena de abertura choca, quando próteses de pernas são atiradas de helicópteros sobre as tendas da Cruz Vermelha. Embaixo, os homens tentam correr, apoiados em muletas, para conseguir uma daquelas próteses. Alguns deles estão há um ano à espera da peça artesanal, mas que para eles é a possibilidade de sentirem-se menos deficientes.

    A população afegã vive (ou vivia, já que, com a entrada da Aliança do Norte em Cabul e Kandahar, algumas medidas restritivas estão sendo derrubadas) tão afastada do resto do mundo que sequer reconhece a fome.Cena de A Caminho de Kandahar O suposto médico afro-americano do filme (na verdade, ele não concluiu a faculdade de medicina, mas seus conhecimentos são suficientes para socorrer os afegãos) quase sempre descobre que seus pacientes têm fome, por eles relatadas como "dor de barriga".

    Em aberto - Makhmalbaf criou A Caminho de Kandahar a partir de um fato real. Uma afegã, refugiada no Canadá, o procurou pedindo ajuda para socorrer uma amiga que vivia em Kandahar e escrevera dizendo que iria se suicidar, dada as duras condições de vida. Ele não pôde ajudá-la, mas tempos depois entrou secretamente no Afeganistão e testemunhou as condições dramáticas da vida de seus habitantes e resolveu fazer o filme.

    Na história alterou a personagem, colocando como suicida em potencial a irmã. O filme termina em aberto. O espectador não fica sabendo se Nafas conseguiu ou não entrar em Kandahar ou se evitou o suicídio da irmã. Mas fica sabendo muito mais sobre as mentes perturbadas dos talibãs e da fúria insana que domina todos aqueles que participam de uma guerra.


    Download Edonkey:
    Links:


    Comenta aí ok?
    Filme Kandahar.2001.avi[701.79 Mb]

    Legenda Buscar Legenda



    Download Capa. Procure em: 3Gpcell Covers
    Aviso Importante: Neste post, todas as informações (inclusive de arquivos, imagens, links, etc) foram coletados pela net e são direitos autorais de seus respectivos proprietários. Por favor, se você julgar que os créditos são seus e não dei os devidos créditos para você. Deixe um comentário diretamente, se você gostaria que retire o que é legitimamente seu.
    Vai baixar o Filme?
    Não se esqueça de deixar o seu comentário.
    Star Childrens Agradece
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    1 Comentários:

    1. Aff kra nem da pra baixar tem q ter um convite pra entrar se puder mandar um pra mim meu e-mail genelson_victor@hotmail.com

      ResponderExcluir


    Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
    São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

    * Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
    * Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
    * Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
    * Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
    Esteja ciente das Regras gerais sobre os comentários já postadas
    OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

    Item Reviewed: A Caminho de Kandahar Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Scroll to Top