Francisco Camargo (Ângelo Antônio) é um lavrador de Pirenópolis, no interior de Goiás, que tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Ele inicialmente deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar, e resolve lhe dar um acordeão quando o menino completa onze anos. Mirosmar e seu irmão Emival, que toca violão, fazem sucesso nas festas da vila onde moram (Capela do Rio do Peixe, distrito de Pirenópolis), mas devido à perda da propriedade onde moravam nos anos 70, toda a família é obrigada a se mudar para Goiânia.
Mirosmar (Márcio Kieling) e Emival (Marcos Henrique) começam então a tocar na rodoviária local, na intenção de conseguir algum dinheiro para ajudar em casa. Lá eles conhecem Miranda, empresário de duplas caipiras, que viaja com eles por mais de quatro meses. Os irmãos novamente fazem sucesso e chegam até mesmo a cantar para seis mil pessoas em um espetáculo no interior do país, mas um acidente automobilístico encerra prematuramente a carreira da dupla, com o falecimento de Emival.
Após quase desistir da carreira artística, Mirosmar decide voltar a cantar, agora usando o nome artístico de Zezé Di Camargo. Ele grava um disco solo, mas não obtém sucesso. Já casado e com duas filhas pequenas, Zezé tem dificuldades em sustentar a família e o máximo que consegue é que outras duplas cantem composições suas. É quando ele encontra em seu irmão Welson, que passa a usar o nome artístico de Luciano, o parceiro ideal para levar adiante a carreira musical.
No dia 19 de agosto de 2005, entra em cartaz em todo o Brasil o filme '2 Filhos de Francisco – A História de Zezé Di Camargo & Luciano'. Primeiro longa-metragem do diretor Breno Silveira, o filme gira em torno da família de Francisco, lavrador do interior de Goiás que tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos numa famosa dupla sertaneja. Morando numa casinha de adobe, em meio ao nada e horas distante do vilarejo mais próximo, ele não mede esforços neste caminho.
Deposita sua esperança no primogênito Mirosmar ao dar-lhe um acordeão quando o menino tinha apenas 11 anos. Mirosmar e o irmão Emival, que ganhara um violão, começam a se apresentar com sucesso nas festas da vila até que, no início da década de 70, às voltas com a perda da propriedade, toda a família se muda para Goiânia e vive um momento de enorme dificuldade.
Para ajudar nas despesas, os meninos tocam na rodoviária, onde conhecem Miranda, empresário de duplas caipiras, com quem desaparecem por mais de quatro meses. Os meninos fazem sucesso e chegam a cantar para 6 mil pessoas no interior do Brasil quando um acidente interrompe dramaticamente a carreira da dupla.
Depois de quase desistir, Mirosmar volta a cantar, vira Zezé Di Camargo e grava sem sucesso um disco solo em São Paulo. Já casado e com duas filhas pequenas, Zezé mal consegue sustentar a família. Suas músicas são gravadas e fazem sucesso na boca de outras duplas, como Leandro & Leonardo, mas Zezé não se conforma em ser apenas compositor e pensa em desistir: É neste momento que encontra no irmão Welson (Luciano), 11 anos mais novo, o parceiro perfeito para concretizar a profecia de seu pai.
Em 1990 Zezé Di Camargo e Luciano gravam e lançam um disco com a música “É o Amor”, composta por Zezé. Com a ajuda do pai, os filhos de Francisco conquistam as rádios e vendem um milhão de discos.
“Pela força e beleza dessa história, percebi que o filme tinha apenas um caminho a seguir: ser um filme sensível, sincero e muito brasileiro”, afirma o diretor.
“A nossa vida dá um filme”, garantiam Zezé Di Camargo e Luciano aos diretores-gerais, convictos de que a sua história merecia ser projetada nas telas de cinema. “Fui entrevistá-los despretensiosamente e fiquei absolutamente encantada com a história. Não esperava que fosse tão bonita, tão emocionante, tão forte, tão rica”, lembra a roteirista Patrícia. “Eu fui ao encontro por acaso e tive uma surpresa maravilhosa. A vida deles era um filme praticamente pronto”, completa a roteirista Carolina.
Quando tomou conhecimento da biografia da dupla, o diretor Breno Silveira não teve dúvida de que aquele seria seu primeiro longa-metragem: “Eu quero este filme”, exclamou na ocasião. “Percebi que se tratava de um drama humano maravilhoso, universal. Tinha amor, comédia, tragédia, drama familiar e final feliz. Enfim, todos os desenhos cinematográficos que um bom filme deve ter”, recorda o diretor.
“O Breno trabalhou incansavelmente no roteiro. Pesquisava o tempo inteiro. Ele entrou com uma paixão no projeto que contaminou todo mundo”, afirma Patrícia.
A partir daí, deu-se início a um trabalho de pesquisa ainda mais minucioso, com o intuito de captar a individualidade de cada personagem e de dar consistência e veracidade ao roteiro. Além das pessoas diretamente envolvidas na história, foram ouvidos também amigos da família e alguns habitantes mais velhos de Pirenópolis, Goiás, cidade natal da dupla.
“À medida que fomos avançando no trabalho de pesquisa, percebemos que o fio condutor da história era o sonho de Seu Francisco: um homem que, no meio do nada, resolveu que teria dois filhos homens e que eles seriam músicos. E ele não tinha sequer um instrumento, apenas um rádio. Enfiou um sonho na cabeça e conseguiu transformar dois de seus filhos em grandes nomes da música popular brasileira”, ilustra Patrícia Andrade.
Além da ajuda de Breno Silveira, as roteiristas contaram com outras duas valiosas contribuições. Enquanto Luciano Camargo, um aficionado por cinema, era a ponte direta entre o roteiro e os personagens, o dramaturgo e diretor Domingos de Oliveira recebia os tratamentos e fazia suas observações.
“O Luciano tem uma memória incrível. Era ele quem levantava as histórias e juntava a família. E era muito importante que a vida desta família fosse respeitada”, avalia Carolina. “O Domingos de Oliveira teve uma participação inestimável. Ele não só colaborou no roteiro, como me deu preciosas dicas de dramaturgia”, conta o diretor.
O filme é repleto de cenas que, à primeira vista, parecem inventadas, exageradas. No entanto, os episódios mais improváveis aconteceram de verdade.
“É impressionante como a realidade dá um baile na ficção”, avalia Breno.
As roteiristas tinham como premissa retratar a história da família Camargo fielmente. Porém, escrever um enredo de 40 anos em duas horas de filme exigia que alguns fatos fossem adaptados e/ou condensados.
“O cinema superdimensiona cada olhar, cada frase. Em algumas situações, tivemos que transformar duas ou mais pessoas que existiram em uma só, misturando suas características”, explica Carolina.
O roteiro de 2 Filhos de Francisco recebeu, na verdade, seu último tratamento apenas durante as filmagens, após três anos de trabalho. As freqüentes visitas dos familiares da dupla ao set, além dos depoimentos de habitantes da região, provocaram a alteração de diversas cenas.
“O roteiro era vivo. Quando os personagens apareciam nas locações, eles sempre se lembravam de um acontecimento, de uma frase. Mudávamos diversos diálogos na hora”, ressalta Breno, que exigia a presença de pelo menos uma das roteiristas no set. “A família sempre foi muito solícita. Eles sempre acrescentavam boas novidades para o filme”, complementa Patrícia.
O orçamento de produção de '2 Filhos de Francisco' é de R$ 6,3 milhões.
Elenco
- Márcio Kieling como Zezé di Camargo
- Thiago Mendonça como Luciano Camargo
- Ângelo Antônio como Seu Francisco Camargo
- Dira Paes como D. Helena Camargo
- Lima Duarte como Benedito (avô de Zezé di Camargo)
- Paloma Duarte como Zilú
- José Dumont como Miranda
- Dáblio Moreira como Zezé di Camargo (criança)
- Wigor Lima como Luciano (criança)
- Marcos Henrique como Emival
- Maria Flor como Solange
- Natália Lage como Cleide
- Jackson Antunes como Zé do Fole
- Pedro Leonardo como Leonardo
- Thiago como Leandro
Direção: Breno Silveira
Roteiro: Patrícia Andrade, Carolina Kotscho, Paloma Duarte
GÊnero: Drama / Biográfico
Lançamento: 19 de agosto de 2005
Idioma: Português
Download» Fórum Star Childrens Collector's Movies: 2 Filhos de Francisco (2005)
Para realizar o download você deve está cadastrado em Starchildrens Collector's Movies. Para fazer seu
cadastro Clik aqui: Formulário de
Registro. Escolha como deseja Registrar-se: Através da rede social, uCoz uID, Facebook,
Google+ , Twitter ou através do formulário no site. Você não é obrigado a fazer seu cadastro
para ser um membro de Starchildrens Collector's Movies. Caso esteja cadastrado, basta clicar em [ LOGIN ] e escolher sua forma de acesso
a qual tenha se cadastrado.
Lembrando que Starchildrens Collector' Movies não tem nenhum controle sobre os links de downloads. Eles
são apenas coletados pela web.
O arquivo está disponível em Torrent e links na web. Realizar o download do arquivo por meio de
Starchildrens Collector's Movies não faz com que sejamos responsáveis pelo arquivo. Apenas
indicamos os locais aonde tais arquivos estão armazenados.
Quanto as legendas indicamos aonde você pode fazer a busca. Veja aqui: Arquivos de
Legendas.
A Equipe de Starchildrens Collector's Movies agradece pela leitura e ficamos felizes em ter você como membro Starchildrens Movies.
Marcos Henrique tem uma dupla sertaneja com seu irmão Santiel
ResponderExcluirMarcos Henrique e Santiel,
http://www.youtube.com/watch?v=ep3FbVvVbsc
telefone para contato 62 - 9150 6744